G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil

informação
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
    Últimos assuntos
    » MUSEU ONLINE
    Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

    » MUSEU ONLINE
    Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

    » MUSEU ONLINE
    Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

    » MUSEU OINLINE
    Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

    » MUSEOLOGIA
    Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

    » JORNAL DOSSABORES
    Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

    » LITERATURA
    Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

    » O LIVRO
    Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

    » O LIVRO
    Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

    Buscar
     
     

    Resultados por:
     
    Rechercher Busca avançada
    Rádio TugaNet
    Geo Visitors Map
    Janeiro 2019
    DomSegTerQuaQuiSexSab
      12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  
    CalendárioCalendário

    Compartilhe | 
     

     MANUEL ALVES DO CARMO

    Ir em baixo 
    AutorMensagem
    lino mendes
    Admin


    Número de Mensagens : 869
    Data de inscrição : 27/06/2008

    MensagemAssunto: MANUEL ALVES DO CARMO   Qui Jan 07, 2010 4:04 pm



    Manuel Alves do Carmo



    Embora uma rua tenha o seu nome, muitos são os montargilenses que desconhecem quem foi Alves do Carmo, sendo um imperativo cultural que se preencha tal lacuna.

    Homem simples, de poucas letras, como carpinteiro foi um “artista”, como músico deixou passar ao lado uma grande carreira, ao não enveredar pelo profissionalismo , mas ainda bem para Montargil que não o tenha feito.

    Dizia-me ele que começou no solfejo aos 12 anos, e como que por acaso. Veio a Montargil uma Companhia de Teatro cujo Director, de nome Galamba, era também regente de bandas. A nossa estava parada, mas aproveitou-se a oportunidade, juntaram-se os instrumentos existentes e compraram-se alguns novos,aos músicos que já havia juntaram-se alguns aprendizes entre os quais o nosso amigo “Bábau,” que assim era conhecido.

    Mas como chegou a regente?

    Terminara a Guerra de 14/18, e a Banda—a “Música” como era conhecida—parara ,dada a participação na mesma de alguns componentes.Chegou então a notícia de que o “mestre” Jaime ,que se julgava ter morrido por aprisionado pelos alemães,afinal ia voltar.Havia que o receber em festa, pelo que se tratou de “reunir as tropas” colocando no “comando” o senhor Alves do Carmo.E assim continuou até ter que passar a viver em Almeirim onde faleceu com 93 anos .

    Mas diga-se por de justiça que a “MÚSICA” só existiu, porque Alves do Carmo existia.Ele era tudo— fazia a escrita, passava as músicas, consertava instrumentos, e até tocava a corneta a lembrar do ensaio quando o contínuo faltava.

    Refira-se entretanto que o património em partituras e pequenos objectos de grande simbolismo como a “batuta” que era sua propriedade, é hoje pertença da Banda da Escola de Música de Montargil sua já falecida filha Drª Maria Barreto do Carmo deu-me o privilégio de ser eu a indicar o destinatário, e não hesitei um segundo.

    Lino Mendes
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Ver perfil do usuário
    Marco Jesus

    avatar

    Número de Mensagens : 59
    Data de inscrição : 03/06/2009

    MensagemAssunto: Re: MANUEL ALVES DO CARMO   Dom Fev 07, 2010 11:45 pm

    Ola a todos, ultimamente eu tenho estado a trabalhar nos meus tempos livres a divulgar a imagem da banda de montargil no passado e no presente , e o presente que a banda esta a viver é um presente muito mau, diria pessimo. Como acho que ja disse neste forum estou a reunir mais de 100fotos do passado e do presente da banda e muitas mais informaçoes que estao disponiveis no site da banda feito por mim ja ha algum tempo www.bandademontargil.no.comunidades.net . Quando me referi ao estado pessimo da banda queria dizer que quase nao temos elementos para fazer uma actuaçao aqui na terra, a escola de musica que da formaçao aos mais pequenos esta parada, nao ha renovaçao de musicos, dos poucos concertos que temos nem quase conseguimos realizar um, nao ha miudos a quererem vir para a banda, as condiçoes do local onde temos ensaios sao miseraveis, de verao é o calor e de invero chove la dentro, como o miguel varela ja disse nos nao temos uma estrutura directiva propria, precisamos de alguem que saiba tomar funçoes de representante da banda, que conheça bem a nossa banda. . . Visitem o site e tirem as conclusoes. Abraço
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Ver perfil do usuário
     
    MANUEL ALVES DO CARMO
    Voltar ao Topo 
    Página 1 de 1
     Tópicos similares
    -
    » PINS que procuro - manuel.macedo.357

    Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
    G.P.S.C. de Montargil :: História e Património :: História de Montargil-
    Ir para: