G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
G.P.S.C. de Montargil

informação
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Tópicos semelhantes
    Últimos assuntos
    » MUSEU ONLINE
    CRÓNICAS DE  VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

    » MUSEU ONLINE
    CRÓNICAS DE  VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

    » MUSEU ONLINE
    CRÓNICAS DE  VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

    » MUSEU OINLINE
    CRÓNICAS DE  VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

    » MUSEOLOGIA
    CRÓNICAS DE  VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

    » JORNAL DOSSABORES
    CRÓNICAS DE  VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

    » LITERATURA
    CRÓNICAS DE  VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

    » O LIVRO
    CRÓNICAS DE  VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

    » O LIVRO
    CRÓNICAS DE  VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

    Procurar
     
     

    Resultados por:
     
    Rechercher Pesquisa avançada
    Rádio TugaNet
    Geo Visitors Map
    abril 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930    
    CalendárioCalendário

     

     CRÓNICAS DE VIRGÍLIO GOMES

    Ir para baixo 
    AutorMensagem
    lino mendes
    Admin



    Número de Mensagens : 869
    Data de inscrição : 27/06/2008

    CRÓNICAS DE  VIRGÍLIO GOMES Empty
    MensagemAssunto: CRÓNICAS DE VIRGÍLIO GOMES   CRÓNICAS DE  VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeQua Fev 10, 2010 2:40 am

    C r ó n i c a s
    CRÓNICAS DE  VIRGÍLIO GOMES Th_clip_image002
    Em colaboração com o site de V IRGÍLIO GOMES


    Se não fossem as tentações de tranquilidade de vida, agitada com os ensaios para o desfile de Carnaval, já deveria ter escrito esta crónica.
    Fui ao Chile por duas razões concretas: assistir ao 34º Congresso da WACS (World Association of Chefs Societies) e aos concursos de cozinha que decorriam em paralelo. Destes eventos lá fui dando notícias através dos Diários do CHILE 1, 2, 3 e 4, publicados nos respectivos dias, e que poderão agora consultar.
    Cheguei três dias mais cedo para conhecer e explorar a cidade capital Santiago. Apesar de prevenido com uma lista de restaurantes recomendados, decidi fazer a aventura de um turista desprevenido e andar pelas ruas e quando tivesse vontade de comer, procurar um restaurante que me agradasse. Não foi fácil, e talvez por isso, fui acometido de um problema digestivo que me levou a uma alimentação muito cuidada, quase a dieta. No entanto lá fui variando.
    A primeira surpresa foi o hotel. Fiquei alojado no Hotel W Santiago, recentemente inaugurado, e localizado no sofisticado bairro Las Condes. É um hotel muito moderno integrado num programa imobiliário que, para além do hotel, tem apartamentos/residências, centro de convenções, lojas, e vários estabelecimentos de restauração. Entre eles um restaurante / loja gourmet que também tem livros da especialidade. Desgraça minha pois a cada refeição lá comprava sempre mais um livro. Um dos grandes atractivos de hotel é a sua piscina no 21º andar, de onde se pode vislumbrar toda a cidade e ainda as cordilheiras montanhosas mais próximas. A piscina tem ainda um bar mais elevado onde pontua na chefia o Francisco Quinteras, nosso conterrâneo, que sempre se mostrou disponíveis e satisfeito por poder falar português. Outra pessoa que também trabalha no hotel é a Manuela Mourad, para quem envio os maiores elogios pela sua permanente disponibilidade e capacidade de resposta eficiente a algumas questões que surgiram. Obrigado Manuela. No hotel comi uns morangos que me fizeram lembrar o tempo em que em Portugal só se comiam morangos quando a natureza local os produzia: de Maio a Agosto. Pequenos, vermelhinhos e muito gostosos sem precisarem de açúcar. Aliás no Chile produtos de grande relevo são a fruta e peixes e mariscos, e depois o vinho.
    Assumi que era um turista mal informado. Fui para o centro, Plaza de Armas, visitei a Catedral, o Museu Histórico, e a fome de almoço começando a apertar decidi procurar um restaurante. O centro da cidade fervilha de gente, locais e turistas. As propostas visíveis são de restaurantes, quer dizer, locais de alimentação rápida com marcas divulgadas por esta globalização galopante, ou estabelecimentos idênticos. Quis perguntar, mas a quem? Desprovido do meu guia de restaurantes perguntei a um polícia se no trajecto a pé para o Palácio de la Moneda encontraria algum restaurante tradicional, com comida chilena. Pergunta difícil. Responde-me para seguir por uma determinada rua que sempre encontraria umas pizzerias e sandes. Agradeci, pois as pessoas aqui são sempre muito simpáticas, apesar de não terem a resposta que pretendia.
    Lá encontrei um restaurante que trabalha só com sugestões do dia e preço fixo de refeição. Comi uma entrada de vegetais, seguida de um “Fricassé” misto de bovino e suíno, e terminei com uma “Crema de Leche”. Como aventura não correu mal, foi rápido e barato. Para o jantar continuei com a aventura. Desta vez desloquei-me, sem guia, para o bairro “Bellavista”, que é uma zona semelhante ao nosso Bairro Alto de
    Lisboa. Sente-se que, com o adiantar da noite, a animação vai aumentar. E aumenta mesmo. Depois de
    espreitar para vários restaurantes decidi-me pelo restaurante “Ali Baba”, na rua de Santa Filomena, 102. Ao entrar senti-me como que a entrar num restaurante em Marrakech. Uma carta de influência magrebi

    alguns pratos mais orientais. Questionando o empregado de mesa, que hesitando nas respostas por apenas trabalhar naquele local há poucos dias, a patroa veio em meu auxílio e acabou por se sentar à mesa e sugerindo-me comer uma espécie de “tajine” de frango com marmelos e outras frutas. Claro que meu foi servido um estufado mas que estava delicioso e comi tudo o que me puseram no prato. Para sobremesa fui surpreendido com um doce muito semelhante aos “Baklavas” de grande tradição na Turquia. A refeição foi correcta do ponto de vista culinário mas valeu mais pela experiência de convivialidade da dona da casa.
    Outras experiências mais discretas foram acontecendo. E no centro da cidade muitas saudades tive da ASAE.
    Esta estadia teve o encanto de poder partilhar os deveres profissionais dos meus amigos António Bóia, Carlos Gonçalves, Carlos Madeira, Celestino Grave, Celso Padeiro, Jorge Fernandes e Paulo Pinto. Óptimos companheiros de viagem.
    Aproveitem o Carnaval com Muito Apetite.
    © Virgílio Nogueiro Gomes
    Ir para o topo Ir para baixo
     
    CRÓNICAS DE VIRGÍLIO GOMES
    Ir para o topo 
    Página 1 de 1
     Tópicos semelhantes
    -

    Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
    G.P.S.C. de Montargil :: Comunicação DIVULGAÇÂO :: Gastrononia :: Gastronomia-
    Ir para: