G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
G.P.S.C. de Montargil

informação
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
c/NUNO FRAGOSO Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
c/NUNO FRAGOSO Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
c/NUNO FRAGOSO Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
c/NUNO FRAGOSO Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
c/NUNO FRAGOSO Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
c/NUNO FRAGOSO Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
c/NUNO FRAGOSO Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
c/NUNO FRAGOSO Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
c/NUNO FRAGOSO Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
CalendárioCalendário

 

 c/NUNO FRAGOSO

Ir para baixo 
AutorMensagem
lino mendes
Admin



Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

c/NUNO FRAGOSO Empty
MensagemAssunto: c/NUNO FRAGOSO   c/NUNO FRAGOSO Icon_minitimeQua Fev 24, 2010 7:40 pm

Conversas
Curtas


hoje com Nuno Fragosoc/NUNO FRAGOSO Th_NUNOFRAGOSO

Com a adesão de duas dezenas de interessados, e ministrada pelo jovem Nuno Fragoso, está a decorrer, aos fins-de-semana durante três meses, uma “formação” sobre “Língua Gestual”.
É mais um projecto GP (Grupo Promoção) aberto a toda a população.


Lino-Dizes-me que não se trata de linguagem gestual. Qual a sua designação correcta, e quais as suas vantagens?
Nuno-Em primeiro lugar, corrijo o termo “linguagem gestual”. Tratando-se de um sistema linguístico, com as suas regras de articulação bem definidas, a comunidade de surdos e todos os seus envolventes preferem designá-la por língua e não por linguagem gestual. Assim, tal como falamos em língua portuguesa (e não linguagem portuguesa), também designamos este sistema por Língua Gestual.
A Língua Gestual (LG) é, portanto, uma língua que se apoia no gesto como forma de expressão. Como língua autónoma e independente, tem os seus próprios vocábulos e a sua organização é particular. Desta forma, os gestos que preconiza não se organizam sintacticamente como as palavras e as frases da Língua Portuguesa. Isto cria dificuldades à criança surda quando entra para a escola.
Por seu turno, o Cued Speech é uma técnica pensada para que o surdo possa receber a Língua do país de origem (neste caso, o Português) através da via visual, tal e qual como um ouvinte a recebe pela audição. A mão acompanha cada sílaba à medida que é falada, clarificando o discurso.
As vantagens relacionam-se directamente com o facto de o surdo conhecer a língua oficial do seu país ao invés de conhecer exclusivamente uma outra língua orientada por gestos. Isto faz com a descodificação das palavras e das frases dos textos seja facilitada no momento da aprendizagem escolar. As crianças que aprendem este sistema de comunicação aperfeiçoam a sua capacidade de ler nos lábios e o conhecimento da língua do seu país é de tal modo, que podem compreender diferentes interlocutores em situações variadas. Assim, os surdos são integrados na sociedade por possuírem a Língua do país e usufruem de uma maior liberdade de escolha quanto ao trabalho.


Lino--Acontece que agora na Televisão, usa-se a linguagem gestual. Será que esta nova linguagem irá também ser ensinada aos respectivos interlocutores?
Nuno--O Cued Speech foi desenvolvido em 1966 na França. Como qualquer sistema recente, teve de passar por uma série de experiências a fim de se perceber a sua utilidade e, essencialmente, a sua pertinência.
Numa primeira fase, desenvolveram-se aprendizagens dirigidas a crianças surdas, bem como aos respectivos familiares e profissionais próximos, como educadores e professores. Observou-se, depois, o sucesso académico destas crianças nos primeiros anos escolares e concluiu-se que o sistema era eficaz e que permitia à criança uma boa aprendizagem da sua língua de origem. Depois, numa segunda fase, o sistema teve que ser adaptado a cada língua. Assim, só à relativamente pouco tempo é que o Cued Speech tem vindo a ser divulgado e ensinado em Portugal.
Pelo contrário, a Língua Gestual já tinha sido implementada há mais tempo. Apesar de algumas crianças terem aprendido este sistema mesmo depois de comunicarem através da língua gestual, não faz com que haja mais comunicadores de Cued Speech do que de LG.
Desta forma, a opção de se comunicar por LG na televisão é aceitável já que permite que um número superior de surdos receba a mensagem. Se se comunicasse via Cued Speech, muitos dos telespectadores surdos não entenderiam, pois desconhecem ainda o sistema.

Lino--A partir desta formação está prevista alguma acção na mesma linha de actuação?
Nuno--Estamos a desenvolver as aprendizagens. No final, se os formandos comunicarem sem dificuldades, não excluímos a hipótese de contactar uma Associação a fim de possibilitarmos o contacto e a comunicação com surdos.


Lino Mendes[/size][/font]


Última edição por LINO MENDES em Ter Mar 02, 2010 1:04 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
 
c/NUNO FRAGOSO
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
G.P.S.C. de Montargil :: Eventos, Recreação e Cultura :: Entrevista / Conversas-
Ir para: