G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
G.P.S.C. de Montargil

informação
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Tópicos semelhantes
    Últimos assuntos
    » MUSEU ONLINE
    CRÓNICA DE VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

    » MUSEU ONLINE
    CRÓNICA DE VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

    » MUSEU ONLINE
    CRÓNICA DE VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

    » MUSEU OINLINE
    CRÓNICA DE VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

    » MUSEOLOGIA
    CRÓNICA DE VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

    » JORNAL DOSSABORES
    CRÓNICA DE VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

    » LITERATURA
    CRÓNICA DE VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

    » O LIVRO
    CRÓNICA DE VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

    » O LIVRO
    CRÓNICA DE VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

    Procurar
     
     

    Resultados por:
     
    Rechercher Pesquisa avançada
    Rádio TugaNet
    Geo Visitors Map
    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 
    CalendárioCalendário

     

     CRÓNICA DE VIRGÍLIO GOMES

    Ir para baixo 
    AutorMensagem
    lino mendes
    Admin



    Número de Mensagens : 869
    Data de inscrição : 27/06/2008

    CRÓNICA DE VIRGÍLIO GOMES Empty
    MensagemAssunto: CRÓNICA DE VIRGÍLIO GOMES   CRÓNICA DE VIRGÍLIO GOMES Icon_minitimeSeg Ago 23, 2010 2:05 am



    CRÓNICAS
    DE VIGÍLIO GOMES


    ( em colaboração com o seu site)

    Receita de REPOLGAS

    Vários leitores me pedem para apresentar receitas. Não será uma prática a instalar, mas pode acontecer. Quem leu atentamente a história do “Bacalhau Espiritual” percebe a receita que o texto contém. Hoje, mais do que apresentar uma receita gostaria de escrever sobre um produto que faz parte das minhas memórias mais ricas: as repolgas.
    As repolgas são um cogumelo de nascimento espontâneo na natureza, mas hoje há grande produção de cultura. Conhecidos nas zonas urbanas como “pleurotus”, sua designação comercial, o nome vem da sua identificação científica de “pleurotus ostreatus”. São constituídas por um “chapéu”, que mais parece uma concha plana, e um pé que sendo grande ou grosso se pode eliminar do consumo por correr riscos de, ao ser confeccionado, ficar mais duro. O seu sabor é leve, e por isso ser fácil de as misturar com outros alimentos. Façam uma descoberta e tentem este cogumelo.
    As que eu me habituei a comer, desde criança, eram de cultura, em tenda coberta de chapa e terra batida como chão, e vários troncos de olmos, ou negrilhos, estavam dispostos e deitados e que eram aconchegados até um palmo de chão, com terra. Eram diariamente regados, e em tempo quente repetia-se a rega por duas ou três vezes. A sua produção era muito limpa e as repolgas depois de colhidas bastava limpá-las com um pano húmido. O meu avô materno tinha muita dedicação a esta cultura e sempre que o visitava para uma refeição, havia sempre repolgas à mesa. Estas eram grelhadas e regadas com sumo de limão, salteadas com alho, guisadas com legumes ou com chouriço, e muitas vezes em arroz cremoso.

    Guisado de Repolgas
    (À Moda de Minha Mãe)

    350 g de Repolgas
    1 Cebola média
    1 Cenoura
    2 colheres de sopa de Azeite
    1 Ovo
    1 colher de chá de Vinagre
    1 Pão (papo seco)
    Salsa
    Sal
    Pimenta


    Primeiro tem-se o cuidado de lavar bem as repolgas, em várias águas, sendo a última para escaldar. Depois rasgam-se, com as mãos, as maiores para lhes reduzir o tamanho.

    Coloca-se uma frigideira alta, ao lume, com o azeite, a cebola picada e a cenoura cortada às rodelas. Deixa-se refogar até que a cebola fique transparente.
    Juntam-se as repolgas e deixam-se a refogar, tendo em atenção que largam muita água. Tempera-se a gosto com sal e pimenta.
    Quando as repolgas estiverem cozidas juntam-se pedaços de pão cortado grosseiramente com as mãos e mexe-se tudo até o pão estar ensopado.
    Retira-se do lume e junta-se o ovo batido com o vinagre e salsa picada, e volta-se a mexer.
    Estão prontas a comer.
    Podem servir de petisco, ou guarnição de um prato.

    Bom apetite, e acompanhem com vinho.


    © Virgílio Nogueiro Gomes

    Foto de Adriana Freire
    Actualizado em Sábado, 21 Agosto 2010 16:02
    Ir para o topo Ir para baixo
     
    CRÓNICA DE VIRGÍLIO GOMES
    Ir para o topo 
    Página 1 de 1
     Tópicos semelhantes
    -

    Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
    G.P.S.C. de Montargil :: Comunicação DIVULGAÇÂO :: Gastrononia :: Gastronomia-
    Ir para: