G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
G.P.S.C. de Montargil

informação
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Tópicos semelhantes
    Últimos assuntos
    » MUSEU ONLINE
    AÇORDA DE  FEIJÃO VERMELHO  ( ? ) Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

    » MUSEU ONLINE
    AÇORDA DE  FEIJÃO VERMELHO  ( ? ) Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

    » MUSEU ONLINE
    AÇORDA DE  FEIJÃO VERMELHO  ( ? ) Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

    » MUSEU OINLINE
    AÇORDA DE  FEIJÃO VERMELHO  ( ? ) Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

    » MUSEOLOGIA
    AÇORDA DE  FEIJÃO VERMELHO  ( ? ) Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

    » JORNAL DOSSABORES
    AÇORDA DE  FEIJÃO VERMELHO  ( ? ) Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

    » LITERATURA
    AÇORDA DE  FEIJÃO VERMELHO  ( ? ) Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

    » O LIVRO
    AÇORDA DE  FEIJÃO VERMELHO  ( ? ) Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

    » O LIVRO
    AÇORDA DE  FEIJÃO VERMELHO  ( ? ) Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

    Procurar
     
     

    Resultados por:
     
    Rechercher Pesquisa avançada
    Rádio TugaNet
    Geo Visitors Map
    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 
    CalendárioCalendário

     

     AÇORDA DE FEIJÃO VERMELHO ( ? )

    Ir para baixo 
    AutorMensagem
    lino mendes
    Admin



    Número de Mensagens : 869
    Data de inscrição : 27/06/2008

    AÇORDA DE  FEIJÃO VERMELHO  ( ? ) Empty
    MensagemAssunto: AÇORDA DE FEIJÃO VERMELHO ( ? )   AÇORDA DE  FEIJÃO VERMELHO  ( ? ) Icon_minitimeSáb Nov 13, 2010 8:11 pm

    Açorda de feijão vermelho
    ________________________________________
    uma receita



    O meu pai gostava muito de açorda. Eu não e na casa dos meus pais, quando eu era pequeno, era prato pouco habitual, apesar do gosto do meu pai. Pão ensopado, um fio de azeite, um ovo. Associa-se a açorda ao Alentejo e a um certo pão que só se encontrará no Alentejo, mas há outras açordas também portuguesas, como se verá no final desta receita.
    Quando era miúdo ia de comboio para o Algarve, com os meus pais, mas nunca parava do Alentejo. Salvo nas estações do Caminho de Ferro. Lembro uma, Funcheira, pela estranheza do nome. A primeira vez que fui ao Alentejo foi em 1972. Fui a Évora. Representar o Woyzeck num festival de teatro organizado pela Sociedade Operária Joaquim António de Aguiar. Eu era o Woyzeck. Voltei lá mais tarde, em 1976, integrado numa nova digressão do Teatro dos Estudantes. Percorremos o Alentejo da Reforma Agrária. Lembro-me de ter estado num monte alentejano, numa herdada transformada em Unidade Colectiva de Produção (UCP), em cuja casa-mãe flamejava (que verbo!) a bandeira do Partido Comunista.
    No grupo - constituído por estudantes comunistas e estudantes não comunistas - tal manifestação político-partidária causou alguma polémica. Mesmo em 1976.
    Lembro também que numa das noites que ali passamos (terá sido em Montargil?), a direcção da UCP ofereceu-nos um jantar, dito oficial. Desse jantar recordo o exagero dos pratos de carne que foram servidos - pelo menos três, entre os quais o ensopado de borrego - e principalmente uma passagem do discurso proferido pelo responsável da UCP. Disse ele, nesse discurso, que a direcção da cooperativa tinha consciência do exagero que era, em matéria de dieta alimentar, servir três pratos de carne a uma refeição, mas evocava os anos de fome que a generalidade dos trabalhadores alentejanos tinham sofrido como atenuante do banquete. Afinal, durante anos e anos, o sonho da festa fora o de uma dieta que incluísse um niquinho de carne.
    Ainda hoje me comovo ao recordar este testemunho, que foi para mim uma lição e que agora serve para dar corpo a um exercício marcado pelo escritor Mário Cláudio no âmbito de um atelier de escrita que ele está a orientar em Serralves - escrever uma receita com uma linguagem dita literária. A receita é a da Açorda de Feijão Vermelho, que eu nunca provei.

    Vamos então à Açorda de Feijão Vermelho com ovo cozido

    INGREDIENTES
    1 molho de coentros
    2 a 4 dentes de alho
    1 colher (sopa) bem cheia de sal grosso
    4 colheres (sopa) de azeite
    1,5 litro de água a ferver
    400 g de pão caseiro (de trigo escuro, já duro)
    2 ovos
    e o feijão vermelho que sobrou da véspera

    CONFECÇÃO
    Coentros e dentes de alho reduzem-se a papa, com o sal. Rega-se a azeite e escalda-se com água a ferver. Mexe-se e prova-se com uma fatia de pão grande. Depois junta-se o pão que resta, o feijão vermelho que sobrou do guisado com chouriço da véspera e, por último, os ovos, previamente cozidos, esfarelados.

    É diferente da açorda alentejana onde os ovos entram escalfados e onde, às vezes, aproveita-se uma água que serviu para cozer bacalhau. Mas sem bacalhau, como adverte a minha amiga Marta Parrado, jornalista e alentejana de Castro Verde. Esta açorda de feijão vermelho era prato usual na zona da Guarda, no tempo em que se aproveitava, com imaginação, a comida que sobrava. Terá sido "importada" do Alentejo para as Beiras pelos "ratinhos", os migrantes beirões que demandavam a Sul no tempo das ceifas.

    Esta açorda tem um sabor, dizem, que sobreviverá na memória de quem, algum dia, prove iguaria assim. Uma iguaria que supera o prato que lhe dá origem ? o feijão vermelho guisado com chouriço. Tinha de ser vermelho, pois então.

    * Exercício de Júlio Roldão elaborado no âmbito de um atelier de escrita orientado por Mário Cláudio entre Março e Junho de 2007
    Fonte:Internet
    Ir para o topo Ir para baixo
     
    AÇORDA DE FEIJÃO VERMELHO ( ? )
    Ir para o topo 
    Página 1 de 1
     Tópicos semelhantes
    -

    Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
    G.P.S.C. de Montargil :: Comunicação DIVULGAÇÂO :: Gastrononia :: Gastronomia-
    Ir para: