G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
G.P.S.C. de Montargil

informação
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Tópicos semelhantes
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
crónicas de LINO MENDES Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
crónicas de LINO MENDES Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
crónicas de LINO MENDES Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
crónicas de LINO MENDES Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
crónicas de LINO MENDES Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
crónicas de LINO MENDES Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
crónicas de LINO MENDES Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
crónicas de LINO MENDES Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
crónicas de LINO MENDES Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
CalendárioCalendário

 

 crónicas de LINO MENDES

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
lino mendes
Admin



Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

crónicas de LINO MENDES Empty
MensagemAssunto: crónicas de LINO MENDES   crónicas de LINO MENDES Icon_minitimeDom Jan 02, 2011 4:10 pm

Crónicas
ao sabor do pensamento

1 de Janeiro

Afinal apenas mais um dia no “ciclo da vida”, mas como a ESPERANÇA deve ser a última coisa a morrer, porque se trata de um “novo ano”é preciso acreditar numa “vida nova”, numa “vida melhor”. E, se é utopia pretender um mundo perfeito, é preciso estar convicto que o mesmo pode ser melhor. Mas, já Aleixo nos avisava que o mundo só pode ser/ melhor do que até aqui/ quando consigas fazer/ mais p los outros que por ti. Pura verdade mas também utopia, porque há muitos grandes na terra/que vendo a guerra em terra alheia/ não querem que acabe a guerra(também Aleixo).
O fundamentalismo, quer religioso quer político, é um dos grandes males com que o mundo se debate. Pede-se a liberdade mas depois quere-se negar a liberdade de pensamento. Aliás, o “pensar diferente” é um dos fundamentos da democracia, e mal do país governado a uma só voz. E era também Ant.Aleixo que nos dizia:--Há lutas por mil doutrinas./Se queres que o mundo ande/ façam das mil doutrinas, /uma só doutrina grande.
Estou, quero dizer, entre os que entendem que a Paz no mundo passa pelo diálogo inter-religioso.
Tolerância? É importante, mas tem limites e não pode haver para os que conscientemente delapidam o País . Liberdade? Fundamental, mas tem as suas regras, não confundir com libertinagem . E, “se comportamento gera comportamento” que se pode esperar do povo se importantes figuras continuarem impunemente furando pelas malhas da lei?
LINO MENDES
Ir para o topo Ir para baixo
linomendes




Número de Mensagens : 328
Data de inscrição : 16/06/2010

crónicas de LINO MENDES Empty
MensagemAssunto: CRONICAS DE LINO MENDES   crónicas de LINO MENDES Icon_minitimeDom Fev 20, 2011 2:26 am


Ao sabor do pensament[/font]o
Crónica[/size]

Que fique bem claro que não tiro um naco que seja do seu valor a uma formação académica, e pena é que nos últimos tempos a mesma se tenha vulgarizado, simplesmente alguém disse um dia e eu concordo, que um homem vale pela soma dos seus actos, seja ou não académico.
A via de uma licenciatura, e apenas me refiro aos conhecimentos de cultura geral e não aos de formação específica, é apenas a “auto-estrada” para um objectivo ,a que outros têm que chegar por atalhos. Por isso defendo hoje, quando muitos licenciados não sabem ler nem escrever, que a admissão a um determinado lugar/emprego não deve dispensar uma prova de conhecimentos, quer de português obrigatoriamente, quer da área do lugar em vista.
Apenas um exemplo, verídico: um capitão músico e uma aluna concorreram ao lugar de professor de música a uma Escola Secundária, tendo entrado a aluna porque tinha o 12º ano. Inevitável, pelo menos durante o ano lectivo ---lá teve o capitão músico preparar as aulas que a aluna dava como professora na Escola.
E neste momento alguém estará pensando, talvez sem coragem de o dizer, que digo isto porque não tenho formação académica. Nada disso, até porque do meu dicionário de vida não fazem parte nem a inveja nem o ciúme. Certamente me seria mais fácil saber o que sei se tivesse uma formação académica.
O meu incentivo é para que estudem, façam uma carreira académica se puderem, mas ao analisar um trabalho, façam-no pelo conteúdo do mesmo, e não pelos títulos de quem o elabora.
Ainda recentemente uma senhora Directora Regional de Cultura (Doutorada) me dizia de que nos servem os canudos se não temos a experiência no terreno? No entanto, aí há uns cinco anos telefonaram-me duma revista para a qual tinha sido convidado a colaborar e onde já publicara, e perguntaram se o Dr. Lino Mendes estava, ao que naturalmente respondi que o Lino Mendes estava mas o Dr. não. Mas se não é Dr. é de certeza professor. Também não, não tenho formação académica. Não mais recebi qualquer convite!
A minha posição é clara.
Uns dias antes do 25 de Abril tinha em cima da secretária um jornal, em que escrevia que era urgente a socialização das nossas gentes. Refira-se entretanto que o termo socialização nada tem a ver com socialismo, mas era um termo perigoso na altura. E dizia ,acrescentando, que não me considerava menos do que qualquer senhor Dr. nem superior ao mais modesto dos trabalhadores do campo.
Assim continua a ser. Como então há trabalhadores do campo que sabem o que eu não sei, assim como há senhores Drs. que não sabem o que eu sei.

Li[/font]no Mendes[/size]
Ir para o topo Ir para baixo
 
crónicas de LINO MENDES
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» PARABENS SR. LINO
» HERMINIO MENDES GODINHO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
G.P.S.C. de Montargil :: Comunicação DIVULGAÇÂO :: Diga de sua justiça-
Ir para: