G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
G.P.S.C. de Montargil

informação
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Tópicos semelhantes
    Últimos assuntos
    » MUSEU ONLINE
    MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

    » MUSEU ONLINE
    MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

    » MUSEU ONLINE
    MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

    » MUSEU OINLINE
    MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

    » MUSEOLOGIA
    MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

    » JORNAL DOSSABORES
    MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

    » LITERATURA
    MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

    » O LIVRO
    MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

    » O LIVRO
    MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

    Procurar
     
     

    Resultados por:
     
    Rechercher Pesquisa avançada
    Rádio TugaNet
    Geo Visitors Map
    abril 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930    
    CalendárioCalendário

     

     MORREU O "TI CARDOSO"

    Ir para baixo 
    4 participantes
    AutorMensagem
    Antonio Mendes




    Número de Mensagens : 823
    Data de inscrição : 24/07/2008

    MORREU O "TI  CARDOSO" Empty
    MensagemAssunto: MORREU O "TI CARDOSO"   MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitimeTer Mar 22, 2011 7:33 pm

    Acabaram de me dar uma noticia muito triste.
    Montargil ficou mais pobre com a morte do nosso "Ti Cardoso".
    Foi um dos responsaveis pela existência do Rancho Folclórico de Montargil, e fez muito pela terra a outros niveis, como desportivos....
    E quem não se lembra da sua pessoa sempre prestavel quando trabalhava na Casa do Povo.
    Encontrava-se no Lar de S.José e hoje foi o seu último dia entre nós.
    Paz à sua alma.
    Os meus sinceros sentimentos para com os familiares.

    MORREU O "TI  CARDOSO" Cardoso

    MORREU O "TI  CARDOSO" Cardoso2
    Ir para o topo Ir para baixo
    lino mendes
    Admin



    Número de Mensagens : 869
    Data de inscrição : 27/06/2008

    MORREU O "TI  CARDOSO" Empty
    MensagemAssunto: MORREU O TI CARDOSO   MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitimeTer Mar 22, 2011 8:13 pm


    MORREU O CARDOSO
    Photobucket

    É na verdade uma notícia triste, e ainda há dias neste FORUM eu chamava a atenção para o facto´dele ser um dos anónimos notáveis da nossa terra.

    Em determinada altura,o RANCHO prestou-lhe uma merecida homenagem através da oferta de uma placa(está registado no ARAUTO),e preparava-se agora "lembrar" umas tantas "figuras" em que ele se enquadrava.

    Mas por hoje,fiquemo-nos pelo registar deste triste acontecimento, esperado mas nunca desejado, apresentando as nossas condolências a toda a família.
    NÓS,RANCHO DE MONTARGIL também nos sentimos de luto.

    PAZ À SUA A
    LMA

    LINO


    Última edição por lino mendes em Ter Mar 22, 2011 8:42 pm, editado 1 vez(es)
    Ir para o topo Ir para baixo
    Luís Manso




    Número de Mensagens : 435
    Idade : 62
    Localização : Montargil
    Data de inscrição : 22/07/2008

    MORREU O "TI  CARDOSO" Empty
    MensagemAssunto: Re: MORREU O "TI CARDOSO"   MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitimeTer Mar 22, 2011 8:28 pm

    Um forte abraço a toda a sua família...
    Ir para o topo Ir para baixo
    lino mendes
    Admin



    Número de Mensagens : 869
    Data de inscrição : 27/06/2008

    MORREU O "TI  CARDOSO" Empty
    MensagemAssunto: MORREU O TI CARDOSO   MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitimeTer Mar 22, 2011 8:50 pm





    NOTA:

    A segunda fotografia a contar de cima é durante a homenagem que lhe prestámos, e a seguinte é durante a 1ª gravação do Rancho( cassete)
    Na primeira também está a receber uma "Medalha Dedicação".

    LINO
    Ir para o topo Ir para baixo
    lino mendes
    Admin



    Número de Mensagens : 869
    Data de inscrição : 27/06/2008

    MORREU O "TI  CARDOSO" Empty
    MensagemAssunto: REPUBLICAÇÃO DE "CONVERSA"COM O CARDOSO   MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitimeTer Mar 22, 2011 9:13 pm


    Relembrando o CARDOSO no dia do seu falecimento, aqui deixamos uma “conversa que com ele tivemos há cerca de três anos.





    ________________________________________
    À " CONVERSA"
    com o MANUEL CARDOSOPhotobucket



    Nasceu em 10/08/913 e, porque, como me disse, estava sempre em todas, tornou-se uma figura conhecida da terra.
    Mas conversemos um pouco com ele.


    O senhor Cardoso nasceu na vila, e foi na vila que andou à Escola ?
    Foi, a escola era lá em cima ao pé da Igreja, e os professores eram o Banha e a D. Raquel. Depois veio o Vieira mas já não foi no meu tempo.



    Que brincadeiras é que tinham na altura ?
    O que fazíamos mais era jogar à bola, de trapos e de pata descalça. Jogavam os das Afonsas aqui com os cá de cima. Eu vivia aqui em cima. Mas jogava-se também à inteira e ao pião.

    Depois na sua juventude que sociedades (colectividades) é que cá havia ?
    Era a Séde e era o Grémio. A Séde era daqueles que usavam gravata, e o Grémio era mais dos de pata descalça.

    Qual foi o seu primeiro trabalho ?
    Dava serventia ao meu pai, e depois fui aprender o ofício de carpinteiro com o mestre Babau. Foi na altura que fui também para músico.

    Na Banda ?
    Sim na Banda, tocava trompete; Concertina comecei a tocar mais tarde. Foi na tropa, em Santa Margarida, O Chico de Vale Barrocas tinha lá um harmónio de duas carreiras que eu depois comprei e passei a levar para a tropa.

    Nessa altura ainda não tocava acordeão ?
    Ainda não, ainda comprei outros harmónios, um além para os lados de Santa Margarida e outro em Cabeção.

    Tocava em bailes ?
    Tocava, e também tocava com os rapazes que iam às "sortes". E ia tocar a diversos lados-Mora, Coruche, Casa Branca, eu sei lá. Era então já com um acordeão de três carreiras, cromático.

    Aqui na terra, onde se realizavam os bailes ?
    No Sociedade, e faziam-se também no campo, fazia-se aqui no Outeiro, na "Soalheira"( que é ali, naquele largo onde a Rua D. Dinis se encontra com a Rua do Outeiro).E também tocava "realejo".Como gostava muito de bailar, tocava e bailava com as raparigas ao mesmo tempo.

    E que "modas" se tocavam na altura ?
    Era o "vira", era o "verdi-gaio" e era as "saias" que se cantavam muito.

    E quais eram os instrumentos musicais ?
    Era o "realejo" e aquele "harmónio" pequeno, que concertinas de duas escalas havia só duas ou três.

    E quando não havia instrumentos…
    Cantava-se e bailava-se. Depois veio o Pinta Santos com as danças e éramos todos das danças.

    É verdade, eram as danças de Carnaval…
    Era, era, fazíamos aquelas rodas a enrolar as fitas no "mastro". Era uma coisa bonita, havia um rapaz que tocava, ali de baixo, do Carvalhoso, da família do electricista, do Hermenegildo. E fazia-se uma espécie de teatro, só com homens, alguns vestidos de mulher.

    As mulheres não se misturavam...
    Naquele tempo não se podiam misturar, coitadas, se se dava um beijo a alguma já ninguém a queria…

    Foi desportista. Jogou futebol e correu de bicicleta ?
    Futebol, jogávamos e bem. O campo da bola era na Tojeirinha. Lá em baixo onde está a Barragem. Despegávamos aqui do trabalho, e lá íamos a correr, para o campo.

    Mais tarde, o campo passou para o Pintadinho ?
    Mas isso foi mais tarde. Ainda ali jogámos, e até o Benfica cá veio.

    Recorda-se de alguns jogadores desse tempo ?
    Era o Pailó, o Paposseco,o Manuel Batalha, o Aníbal Car-neiro, o Brazagal…

    E em bicicleta
    Tínhamos aqui sete ou oito corredores que só me viam à partida, nunca mais chegavam ao pé de mim, nunca mais me apanhavam.

    Nesse tempo, as bicicletas eram pesadas.
    A minha pesava doze quilos e tal. O Manel Batista é que tinha uma já com mudanças…

    Faziam-se aqui muitas corridas ?
    Faziam-se, mas aqui os meus amigos não prestavam para nada. Era o Pailó, o Joaquim da Vizinha, o Ildefonso Jaconete, o Aníbal Carneiro, e o Delgadinho que ganhava sempre o bacalhau (para o último).Vinham era também aqui um ou dois corredores de Cabeção para se juntarem comigo já que eu corria satisfatório.

    Quais os jogos tradi-cionais, para homens, que aqui se jogavam ?
    O Chinquilho jogava-se aqui muito, mas o que eu jogava era o "belho". Jogava-se nas tabernas mas jogava-se aos rebuçados. Jogávamos à do Zé Madeira, ali onde é hoje a loja do Caçurras; era também lá que se vendiam os estreletes e outras coisas para o Carnaval. Jogávamos lá muito ao "belho".

    Nas tabernas não entravam mulheres…
    Nessa altura não deixavam ir as raparigas para ao pé dos rapazes.

    Era na altura do "Mercado da Praça".
    Era, e quando ali se fazia também a "praça da jorna". Aos domingos juntava-se tudo aqui na vila, juntava-se toda a gente até às tantas da noite. Depois no outro dia de manhã, mesmo que já tivessem patrão ainda iam ali para a Farinha Branca à procura de trabalho, porque se houvesse alguém que pagasse mais era para aí que iam.

    Festa do Senhor das Almas.
    Era uma grande festa, da comissão eram o Aníbal Gomes, o António e o João Couves…

    Bailava-se lá ? Há quem diga que sim, há quem diga que não, que o terreno era torto…
    Bailava-se sim senhor, ao som da Música (da Banda). Eram grandes festas, durante três dias, ao sábado, ao domingo e à segunda-feira.

    Esteve no Rancho…
    Estive, fui um dos que o fundei, e ainda hoje lá estava se não fosse a doença da minha mulher.

    Um outro assunto.Como eram os namoros do seu tempo ?
    Oh pá, era muito bom .Eu andava no campo a trabalhar com o meu pai, e todos os dias vinha à vila, eu, o meu irmão João e o Custódio da Nazaré, era a correr de lá até aqui, para vir namorar.

    Mas como,não namoravam à vontade…
    Qual à vontade, algumas raparigas estavam a servir e nem as senhoras queriam. Ali as Jordoas, a minha mulher trabalhava lá na altura, quando me ouviam tocar aqui em casa diziam logo, ali está o malandro do Cardoso a tocar a corneta.

    Mas então, como namoravam?
    O namoro era tudo às escondidas, naquele tempo não havia namoros à vontade, os que eram à vontade eram logo para casar. Era tudo de fugida, ainda sabia melhor.

    E com as mães ao pé.
    Alguns eram, esses que já tinham ordem para namorar, mas outros não, alguns pais não queriam, era só bater nas raparigas, eu ainda para aí arranjei umas tareias, mas foi um tempo bom.

    E como eram as festas do casamento ?

    Era a boda só da família, com pouca gente mais,,,

    Um outro assunto": Quinta-feira da Ascensão."
    Íamos além para o pinhal das Lourenças, cantar e dançar, muita gente nesse dia, em que não se trabalhava, ia à espiga, trazíamos o raminho de oliveira, um coisinho de trigo, faziam-se belas festas à quinta-feira da Ascensão, agora é que tudo acabou…
    Photobucket
    Também fez teatro?
    Eu também era do teatro, eu, a minha cunhada Julieta, o Tiérico, o Viterbo é que era o ensaiador. A minha irmã Euterpe também era .Às vezes, quando vínhamos do ensaio, eu a tocar concertina, o meu irmão Zé a tocar requinta e a minha irmã a cantar, ouvia-se por toda a vila.

    Mas não era em Santo António que se juntava gente a tocar ?
    Íamos às descamisadas que se faziam lá, e às vezes acontecia uma coisa engraçada. Quando alguém começava a fumar, o ti Zé Ribeiro dizia logo, não quero aqui ninguém a fumar que dá cabo do calitro do meu mano Aires, e toda a gente se ria,

    Mas conte lá então…
    Então, depois quando aparecia a massaroca preta é que era aproveitar, é que era abraços e beijinhos, naquele tempo a gente ficava ao alto.

    Mas, beijinhos na cara?
    Pudera, onde é que havia de ser?


    E foi assim, uma "conversa com o Cardoso”, em que de muita coisa se falou mas de muita ficou também por falar…
    Ir para o topo Ir para baixo
    Olinda




    Número de Mensagens : 27
    Idade : 52
    Localização : Lavradio/Barreiro
    Data de inscrição : 23/02/2009

    MORREU O "TI  CARDOSO" Empty
    MensagemAssunto: Re: MORREU O "TI CARDOSO"   MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitimeQua Mar 23, 2011 12:25 pm

    De facto foi um privilégio de todos os que privámos com o Ti Cardoso.
    Pessoa alegre e prestável, com uma paciência inesgotável para nós quando eramos crianças.
    Podíamos ter feito mais alguma coisa para homenagear este grande Senhor, fico com essa sensação. Nós antigos elementos do Rancho que durante anos nos aturou sempre com um sorriso.

    Fica a certeza de ter sido sempre muito querido por todos.

    Os meus mais sinceros pêsames à familia

    OM
    Ir para o topo Ir para baixo
    Antonio Mendes




    Número de Mensagens : 823
    Data de inscrição : 24/07/2008

    MORREU O "TI  CARDOSO" Empty
    MensagemAssunto: Re: MORREU O "TI CARDOSO"   MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitimeQua Mar 23, 2011 3:13 pm

    O Funeral do "TI CARDOSO" será hoje, dia 23 de Março, pelas 15 HORAS.
    Ir para o topo Ir para baixo
    Conteúdo patrocinado





    MORREU O "TI  CARDOSO" Empty
    MensagemAssunto: Re: MORREU O "TI CARDOSO"   MORREU O "TI  CARDOSO" Icon_minitime

    Ir para o topo Ir para baixo
     
    MORREU O "TI CARDOSO"
    Ir para o topo 
    Página 1 de 1
     Tópicos semelhantes
    -
    » Telegramas de Cultura

    Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
    G.P.S.C. de Montargil :: Comunicação DIVULGAÇÂO :: Noticias de Montargil-
    Ir para: