G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
G.P.S.C. de Montargil

informação
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Tópicos semelhantes
    Últimos assuntos
    » MUSEU ONLINE
    A DANÇA Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

    » MUSEU ONLINE
    A DANÇA Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

    » MUSEU ONLINE
    A DANÇA Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

    » MUSEU OINLINE
    A DANÇA Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

    » MUSEOLOGIA
    A DANÇA Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

    » JORNAL DOSSABORES
    A DANÇA Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

    » LITERATURA
    A DANÇA Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

    » O LIVRO
    A DANÇA Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

    » O LIVRO
    A DANÇA Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

    Procurar
     
     

    Resultados por:
     
    Rechercher Pesquisa avançada
    Rádio TugaNet
    Geo Visitors Map
    abril 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930    
    CalendárioCalendário

     

     A DANÇA

    Ir para baixo 
    AutorMensagem
    lino mendes
    Admin



    Número de Mensagens : 869
    Data de inscrição : 27/06/2008

    A DANÇA Empty
    MensagemAssunto: A DANÇA   A DANÇA Icon_minitimeSáb maio 07, 2011 8:23 pm



    Breves
    s/A DANÇA

    Para encontrar a origem da DANÇA temos que recuar à Antiguidade, o que não nos dá certezas, mas os vestígios indicam-nos que a mesma esteve sempre presente na vida das pessoas embora nem sempre pelos mesmos motivos. Por exemplo, entre os povos não letrados existia uma série de danças, como as de caça, de máscaras, guerreiras, nupciais, de iniciação, fúnebres, medicinais, de colheitas, religiosas, lúdicas, etc. Eram danças apelativas aos deuses---acreditavam num deus quase para cada actividade—ou de entretenimento quando os escravos dançavam para as pessoas ricas ou seus convidados.
    Mas com o decorrer dos tempos e é natural, tudo se foi transformando, é uma extensa evolução, mas até porque respeitando os conselhos do povo, não vás sapateiro além da chinela…apenas aqui vamos deixar algumas pinceladas sobre a Dança Clássica, a Dança na Idade Média, a Dança Folclórica, a Dança Popular e a Dança de Salão.
    Photobucket
    Dança ClássicaPhotobucket
    Refira-se o Ballet” que é um estilo de dança com as suas origens na corte francesa, ( século XVI) desenvolvida na França e na Rússia como uma forma de dança de concerto. É uma forma altamente técnica da dança com o seu próprio vocabulário. É utilizada principalmente com o acompanhamento de música clássica “ As primeiras apresentações diante da plateia, eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança.
    A DANÇA NA IDADE MÉDIA Photobucket
    A Idade Média é sempre um referencial no tempo,pelo que uma questão se nos coloca: como seria a dança nesse tempo?” Durante a Idade Média, a Igreja proibiu a dança nos templos e teve contra ela uma atitude negativa, por sua sensualidade e sua relação com os antigos ritos pagãos. Conservam-se, no entanto, testemunhos de algumas excepções, como o costume de dançar em algumas procissões e, por representações e poemas sabe-se de uma delas, a famosa dança macabra ou da morte, de carácter religioso, na qual um bailarino disfarçado de esqueleto era seguido por todo o povoado até o cemitério. Apesar da oposição da Igreja, a dança seguiu viva como forma de celebração festiva, ainda que cada vez mais afastada de seu significado ritual primitivo. Durante a Idade Média, as danças mais populares foram as carols, danças circulares, e as farândolas, danças em fila nas quais os dançarinos, de mãos dadas, formavam um cordão humano, seguindo os movimentos de um guia; ambas eram de participação colectiva.”
    Photobucket
    Dança Folclórica
    É uma forma de dança social que se desenvolveu como parte dos costumes e tradições de um povo e foram transmitidas de geração em geração.

    Dança Popular Photobucket
    É a dança dos bailes, festas e outras reuniões sociais, que se dançam nos arraias populares e nas sociedades recreativas, e incluem tanto as danças antigas, como a valsa, assim as da moda da época actual.

    Dança de SalãoPhotobucket
    As primeiras danças sociais, como eram chamadas as danças em casais, surgiram no séc. XIV. Eram a base dance (1350-1550) e o pavane (1450-1650), dançadas exclusivamente por nobres e aristocratas. Nos sécs. XIV e XVII a Inglaterra foi berço da contradanse, também só dançada pela Corte. A popularização das danças sociais deu-se em 1820 através do Minueto, desenvolvendo-se o cotillos e a quadrille. Já no início do séc. XIX ocorreram rápidas transformações no estilo de dançar. O minueto e a quadrille desapareceram e a Valsa começou a ser introduzida nos sofisticados salões de baile. Logo, a polka e, no início do nosso século, o two-step, one-step, fox-trot e tango, também invadem os salões codificando a forma de dançá-los e a maneira ideal de ensiná- los. Entretanto e isto especialmente quanto ao ritmo, há duas modalidades de Dança de Salão—Latinas e Clássicas,que por sua vez incluem(cada uma) cinco géneros.
    . Latinas: Samba, Cha cha cha, Rumba, Paso-Doble e Jive.
    . Clássicas: Valsa Vienense, Valsa Inglesa, Slow Fox, Quickstep e Tango.


    Adaptação de Lino Mendes por ocasião do Montargil a Dançar—1
    4/05/2011
    Ir para o topo Ir para baixo
     
    A DANÇA
    Ir para o topo 
    Página 1 de 1
     Tópicos semelhantes
    -

    Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
    G.P.S.C. de Montargil :: Eventos, Recreação e Cultura :: Danças de Salão-
    Ir para: