G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
G.P.S.C. de Montargil

informação
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Tópicos semelhantes
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
AM  DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
AM  DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
AM  DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
AM  DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
AM  DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
AM  DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
AM  DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
AM  DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
AM  DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
CalendárioCalendário

 

 AM DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL

Ir para baixo 
AutorMensagem
linomendes




Número de Mensagens : 328
Data de inscrição : 16/06/2010

AM  DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL Empty
MensagemAssunto: AM DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL   AM  DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL Icon_minitimeTer Jul 10, 2012 11:10 pm


Em defesa
da nossa Identidade Cultural

O que fazer?


O que teremos que fazer para que as instâncias superiores olhem para a “cultura tradicional”como a base da nossa Identidade?
Será que vamos baixar os braços e permitir que a degradação continue?
Claro que não vamos para a rua fazer manifestações, mas por exemplo ainda hoje não compreendo a razão de ser do “cantar das Janeiras” em Belém ou em S.Bento, ou na recepção a governantes ou outros políticos .Porque a nível de entidades oficiais apenas o INATEL e as Autarquias (ou algumas autarquias) nos ajudam a remar contra a maré. Mas verdade também que cada Grupo é senhor de fazer o que entender…
Ainda hoje(10/7/012) e em destaque, o jornal Correio da Manhã,refere que”Folclore dá equivalência a ministro”.Se é verdade, tudo certo, mas simplesmente o que ali se pretende dizer é que”vejam lá, que até o Folclore, essa coisa sem importância, deu crédito a ministro”.
Ora, não sei se concordam comigo, mas não é dinheiro (que aliás também faz falta,) o que as gentes do folclore desejam das instâncias superiores, mas essencialmente o respeito. que lhe é devido
Entretanto , e com base no aforismo de que “tantas vezes o cântaro vai à fonte…”tenho batido à porta de várias instâncias superiores ,e ainda recentemente( 30/06/012) escrevi ao Ministério da Educação e à Secretaria de Estado da Cultura, pois entendo que ambos têm a ver com o assunto:
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Extrato da carta
Não desconhece V.Exª a importância da “identidade cultural” para que um povo exista como tal. Tampouco desconhece que a LÍNGUA e a TRADIÇÃO são os pilares em que a mesma assenta. E como sabe, nunca houve em Portugal uma “educação para a cultura da tradição”.Desnecessário se torna, pois, aqui referir muitos e muitos exemplos resultantes do desconhecimento que por vezes atinge as raias da ignorância. Aliás, mais de metade dos grupos que de folclore se intitulam não têm representatividade.

É urgente, pois, a introdução da “cultura tradicional” no ensino básico, mesmo incluída nas aulas de “português”.Claro que não se pretende a organização de grupos de folclore na Escola, mas a formação de um “público esclarecido” que em tudo o mais terá os seus efeitos positivos no futuro.

É certamente do conhecimento de V.Exª a “Recomedação para a Salvaguarda da Cultura Tradicional e Popular— Folclore” que a UNESCO emitiu em 15/11/1989, e que em certa altura refere que conviria que os Estados-membros: a)-elaborassem e introduzissem nos programas de ensino, tanto curriculares como extracurriculares, o estudo da cultura tradicional e popular de maneira apropriada, destacando especialmente o respeito a esta do modo mais amplo possível, e considerando não apenas as culturas rurais ou das aldeias, mas também aquelas criadas nas zonas urbanas pelos diversos grupos sociais, profissionais, institucionais etc., para fomentar assim melhor entendimento da diversidade cultural e das diferentes visões de mundo, especialmente as que não participem da cultura dominante;

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Da SEC chega-nos também hoje a resposta a “esclarecer que a Secretaria de Estado da Cultura, através dos organismos competentes, em especial, do Museu de Arte Popular, está consciente da necessidade de sensibilização para a importância do conhecimento e preservação da cultura tradicional portuguesa.”
“Relativamente à V..sugestão desta temática nos currículos escolares há a informar V.Exª que se trata de matéria da competência do Ministério da Educação e Ciência, pelo que este Gabinete nada tem a acrescentar”
Espero que do Ministério da Educação e Ciência venha também alguma resposta. Mas entretanto que cada um faça agora a sua reflexão.

LI
NO MENDES
Ir para o topo Ir para baixo
 
AM DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» AM DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
G.P.S.C. de Montargil :: Comunicação DIVULGAÇÂO :: Diga de sua justiça-
Ir para: