G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
G.P.S.C. de Montargil

informação
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Tópicos semelhantes
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Montargil e as suas memórias  1 Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Montargil e as suas memórias  1 Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Montargil e as suas memórias  1 Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Montargil e as suas memórias  1 Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Montargil e as suas memórias  1 Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Montargil e as suas memórias  1 Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Montargil e as suas memórias  1 Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Montargil e as suas memórias  1 Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Montargil e as suas memórias  1 Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
março 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
CalendárioCalendário

 

 Montargil e as suas memórias 1

Ir para baixo 
AutorMensagem
lino mendes
Admin



Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

Montargil e as suas memórias  1 Empty
MensagemAssunto: Montargil e as suas memórias 1   Montargil e as suas memórias  1 Icon_minitimeTer Out 23, 2012 3:36 am

Montargil e as suas memórias  1 Scancpia


1


Montargil
e as suas
memórias


Da Tujeirinha ao Laranjal por trilhos e caminhos


Embora já esteja publicado (Arauto) um contributo para a História do Desporto em Montargil, parece-me de o recordar” quando pelo menos no futebol estamos a entrar numa nova era. Foi pena, mas também não me lembrei, porque esta festa que teve uma incontornável grandeza mais enriquecida teria sido, se temos distribuído uma súmula do mesmo e convidado a vir ali algumas figuras marcantes de então, se bem que seja ao colectivo que se tem que atribuir os “milagres” que então aconteciam.
Recordo aqui apenas, o “Grupo Desportivo da Casa do Povo” e o “Grupo de Promoção”, mas tenha hesitado em fazê-lo dado ter sido durante todo esse tempo “Director Desportivo”, mas diga-se desde já, sem responsabilidades técnicas nas modalidades. E houve muita gente que dignificou o nome da nossa terra e as novas gerações desconhecem.
O terreno onde se jogava era uma espécie de campo de futebol, e os balneários, calculem lá. eram de entrada comum, enquanto os árbitros se vestiam num quarto do António Pereira.
Mas Foi uma época de ouro, sem paralelo no distrito. De tal modo modo, que a Federação Portuguesa de Andebol marcou para aqui uma final na modalidade se 11,entre o Sporting e não me recorda qual o outro clube.
E por não me recordar, certamente que vão aqui acontecer omissões que desde já agradeço nos ajudem a preencher, para que a História fique o mais completa possível.
…………………………………………………………………………….
Façamos entretanto um “introito” para depois se entrar no âmbito do desporto organizado:
Recuemos aos tempos do Manuel Cardoso, do Pailó, do Papos seco, do Manuel Batalha , do Aníbal Carneiro, do Brazagal,do Vasco,e d o Manuel Baptista entre outros Dizia-nos o Cardoso, que “futebol jogávamos e bem O campo da bola era na Tujeirinha, lá em baixo, na Barragem. Despegávamos aqui do trabalho e lá íamos todos a correr para o campo, que mais tarde passou para o Pintadinho. Até cá veio o Benfica—devia ser aí pelos anos 39/40 do século passado( 1930/40)..Acontece que Montargil ganhou, graças a um jogador do Benfica,o Teixeira, que não estava a jogar mas entrou no campo para marcar o “nosso”golo. E eu estava lá

E também se corria de bicicleta, e o Cardoso era o rei. ”Faziam-se aqui muitas corridas, mas os meus amigos não prestavam para nada. Era o Pailó, o Joaquim da Vizinha, o Ildefonso Jaconete, o Aníbal Carneiro, e o Delgadinho que ganhava sempre o bacalhau(para o último ,Vinham também dois corredores de Cabeção .Diz ainda o Manuel Cardoso, que os corredores daqui só o viam à partida, nunca mais chegavam ao pé dele pois nunca mais o apanhavam. E a bicicleta dele pesava mais de doze quilos só o Manuel Baptista é que tinha uma já com mudanças e tudo.
Depois sei que houve ainda futebol com a mais nova geração—o Jaime, o António Maria Cardoso, o José Tomé--mas não tenho memória concreta. Só me lembra que era uma grande rivalidade com os Foros do Arrão Depois, estava eu nos meus 14 ou 15 anos, um funcionário dos Correios chamado Barata ,começou um grande trabalho ,mecanizando mesmo uma equipa de muito jovens com sistemas desenvolvidos no tabuleiro, por vezes no Salão Paroquial ainda sem piso arranjado. Mas o “mestre” regressou a Tomar e a obra não teve continuidade
.
……………………………………………………………………………
Montargil e as suas memórias  1 Scancpia
Ir para o topo Ir para baixo
 
Montargil e as suas memórias 1
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» MEMORIAS Casa Travassos
» Homenagem a Montargil "Montargil - Safira do Alentejo"
» IV BTT DE MONTARGIL

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
G.P.S.C. de Montargil :: Desporto :: Desporto-
Ir para: