G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
G.P.S.C. de Montargil

informação
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Tópicos semelhantes
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Apelo por Montargil Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Apelo por Montargil Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Apelo por Montargil Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Apelo por Montargil Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Apelo por Montargil Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Apelo por Montargil Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Apelo por Montargil Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Apelo por Montargil Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Apelo por Montargil Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
CalendárioCalendário

 

 Apelo por Montargil

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Manuel Mendes

Manuel Mendes


Número de Mensagens : 10
Idade : 63
Data de inscrição : 22/08/2008

Apelo por Montargil Empty
MensagemAssunto: Apelo por Montargil   Apelo por Montargil Icon_minitimeQui Mar 05, 2009 12:36 pm

[center][b]Montargil[/b][/center]

Caros amigos, é com sentimentos de alegria que agradeço a simpatia e hospitalidade com que as gentes de Montargil sempre me receberam na sua terra. Há algum tempo atrás, tomei a decisão de conhecer melhor as pessoas e a vila, passando a frequentar mais assiduamente e a conversar mais com as pessoas. Antes era apenas a passagem pela vila e a compra de algo que fizesse falta no momento e o caminho de regresso á barragem.
Tomei conhecimento da existência de um grupo de promoção cultural e do seu fórum na internet, e mais tarde assisti ao nascimento de um outro grupo também de promoção cultural, embora em áreas diferentes e com motivações diferentes. Mas ambos se completam dentro da promoção cultural da vila (espero não estar a dizer barbaridades ou a ser menos preciso, mas lendo o que se escreve nos vários temas dos fórum de cada grupo, logo se chega a essa conclusão.)
Não sou natural de Montargil nem tenho casa em Montargil. Sou um “estrangeiro “ que gosta da vila, das suas gentes e como é lógico da sua barragem, e que gostava de ver um pouco melhor em todos os aspectos.
Com os poucos conhecimentos que vou adquirindo, vou-me apercebendo das divergências entre estes dois grupos que se dizem de promoção cultural da vila de Montargil.
Tenho reflectido sobre tudo isto e hoje a caneta esgueirou-se por entre as folhas de papel e foi dando azo á fuga de lamentos e opiniões sobre o pouco que conheço dessa vila maravilhosa.
Sei de fonte segura que Montargil tem no seu seio gente muito inteligente e com cultura acima da média.
Sei que em Montargil existem ideias e projectos que podem ou devem ser levados á prática. Basta ler o que se escreve nos fóruns.
Sei que em Montargil não existe uma comissão de melhoramentos juridicamente constituída.
Aquilo que pergunto, aquilo que me interroga e me leva a escrever estas linhas em forma de desabafo ou pensamento em voz alta, ou qualquer outra coisa, é o porquê de uma pequena população de 4.000 habitantes (site da Junta de freguesia de Montargil) haver tantas divergências, tanto bairrismo desnecessário que só prejudica a vila.
Tomei conhecimento que a Junta de Freguesia tinha assumido as despesas da reconstrução da capela de Stº António. Mas quantas outras actividades ficam ainda por realizar? Quantos restauros ficam por fazer?
O que pode cada Montargilense fazer pela sua terra?
Li num site de uma universidade que as antas serviam para sinalizar as câmaras/monumentos fúnebres no tempo dos romanos e chegavam a pesar 15 toneladas. Esta descrição só tem um fundamento, que os responsáveis dos grupos de promoção de Montargil se sentem á mesma mesa, façam uso da inteligência e da cultura que sabemos que têm, analisem o que fizeram de mal e o que podem fazer de bem pela vila, trabalhando em conjunto apoiando-se mutuamente. No que fizeram de mal, onde erraram tenham a humildade de colocar os assuntos sob uma anta, para que sejam considerados definitivamente enterrados e esquecidos. Falo na anta como símbolo de definitivamente enterrado nem que seja só pelo peso.
Que se reúnam as forças vivas da vila, O Sr. Padre Bento, a Junta de Freguesia, os Grupos de Promoção Cultural, e porque não a GNR ( faz sempre falta ter a autoridade por perto, ás vezes uma explicação sobres as leis é sempre muito útil ) e entre todos, conversarem sobre os verdadeiros problemas de Montargil e a melhor forma de os resolver.
O que pode cada Montargilense fazer pela sua terra?
Realizar um espectáculo para angariar fundos que reverterão para a reconstrução ou criação de “alguma coisa”.
Elaborar um projecto credível para apresentar as autoridades competentes numa forma de pressão para a realização desse projecto.
Muito se poderia dizer aqui sobre isto. Mas resume-se tudo a um só pensamento e um só objectivo: colocar as forças vivas de Montargil a falar a uma só voz e a caminhar na mesma direcção com os mesmos objectivos.
Desculpem-me voltar a lembrar a criação da Comissão de melhoramentos.
A todos os Montargilenses que o são de alma e coração penso que está na hora de unir esforços, vontades e inteligências e “sujar” as mãos por Montargil.
Para o que estiver ao meu alcance, já aqui estou.
Com a consideração que o povo de Montargil me merece.
Um abraço amigo.
Manuel Mendes
Ir para o topo Ir para baixo
lino mendes
Admin



Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

Apelo por Montargil Empty
MensagemAssunto: APELO POR MONTARGIL   Apelo por Montargil Icon_minitimeQui Mar 05, 2009 3:50 pm

Bom dia e obrigado,amigo Manuel.Um tanto à pressa quero dizer-lhe que é excelente o seu testemunho,e deixa-nos motivos para reflectir e comentar. Quero também dizer em meu "nome pessoal" que não estou contra a NOVA CULTURA,mas ainda bastante magoado pela maneira como a mesma apareceu.Quero dizer que na minha maneira de ser o ódio não existe,"mas tenho memória".Não cortei relações com ninguém mas houve quem o fizesse comigo.Entretanto prometi ao Rui e ao Pedro que não traria para este espaço casos polémicos entre as duas associações.E já estive numa ou duas das suas iniciativas.

Da minha parte não haverá qualquer atitude "contra" a NC,e certamente alinharemos em acções conjuntas ou com outras entidades para o bem de Montargil,mas seria hipocrisia afirmar que "para já" vai ser tudo como dantes.
A terminar,quero dizer que na carta que escrevemos em resposta à que nos comunicavam a saída de alguns elementos, propusemos uma reunião entre as duas Direcções ,e agora quando da realização do Colóquio sobre O POVO RATINHO, de novo endereçámos convite.
Quero ainda referir que as iniciativas da NC têm sido de qualidade, pois os seus mentores não perderem os "saberes" só porque deixaram de estar connosco.
E nada mais por agora pois de modo algum quero provocar o agravamento da situação.

Um abraço
Lino Mendes
Ir para o topo Ir para baixo
 
Apelo por Montargil
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Homenagem a Montargil "Montargil - Safira do Alentejo"
» IV BTT DE MONTARGIL

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
G.P.S.C. de Montargil :: Comunicação DIVULGAÇÂO :: Diga de sua justiça-
Ir para: