G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
G.P.S.C. de Montargil

informação
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Tópicos semelhantes
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
GENTE DA MINHA TERRA Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
GENTE DA MINHA TERRA Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
GENTE DA MINHA TERRA Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
GENTE DA MINHA TERRA Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
GENTE DA MINHA TERRA Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
GENTE DA MINHA TERRA Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
GENTE DA MINHA TERRA Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
GENTE DA MINHA TERRA Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
GENTE DA MINHA TERRA Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
CalendárioCalendário

 

 GENTE DA MINHA TERRA

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
linomendes




Número de Mensagens : 328
Data de inscrição : 16/06/2010

GENTE DA MINHA TERRA Empty
MensagemAssunto: GENTE DA MINHA TERRA   GENTE DA MINHA TERRA Icon_minitimeSáb Fev 19, 2011 3:11 pm


Gente
da minha terra

Recordando Castro Pina


Permitam-me aqui recordar hoje um Homem que Montargil esqueceu e as novas gerações tampouco conheceram— ANTÓNIO DE CASTRO PINA.
Se cá estivesse ainda, certamente nas colunas do ARAUTO nos estaria falando da influência do encharcamento dos terrenos nas sementeiras, das oscilações de temperatura face às pastagens, da produção da azeitona-- para mais não citar.Importantes notícias que ao percorrer-mos hoje a colecção do nosso jornal, quase podemos fazer uma analise sócio-económica da nossa terra nas últimas décadas. Mas Castro Pina era também um assíduo correspondente da imprensa nacional SÉCULO, o DIÁRIO DE NOTÍCIAS, o DIÁRIO DE LISBOA, o DIÁRIO POPULAR—que acolhia as noticias, é certo que de pequenos acontecimentos ,mas que no entanto faziam parte do pulsar quer da mais simples povoação , quer da progressiva vila. Infelizmente ainda hoje alguns fazedores de opinião não compreendem que é aí que está a base histórico-cultural de um povo.
Esses grandes jornais tinham leitores, e sucumbiram quando se globalizaram, ignorando tais notícias.
Mas mais, quando o nosso ARAUTO tinha leitores, --muitos o recebiam embora não o pagassem---nos conterrâneos que íamos encontrando eram evidente a importância da notícia de um casamento, de um baptizado, e um nascimento.
Mas hoje apenas aqui quero recordar ao de leve a figura de um companheiro de luta, que não pode ser ignorado, e certamente fará parte da “minha” HISTÓRIA DAS GENTES DA NOSSA TERRA.

LINO MENDES
Ir para o topo Ir para baixo
Aníbal




Número de Mensagens : 71
Localização : MORA
Data de inscrição : 30/10/2008

GENTE DA MINHA TERRA Empty
MensagemAssunto: Re: GENTE DA MINHA TERRA   GENTE DA MINHA TERRA Icon_minitimeTer Fev 22, 2011 3:46 am

Caro Sr. Lino, louvo a sua ideia de recordar um grade Homem e um grande Montargilense.
António de Castro Pina não era apenas um Homem culto, e um Comerciante honesto. Era um amante da sua terra, que usou a sua caneta para quase diariamente a lembrar e a dar a conhecer ao país, através dos grandes Diários da época, enviando escritas pela sua mão, as noticias sobre as venturas e desventuras do seu Povo.
Pessoalmente, guardo a sua memória no meu coração. E se hoje tenho algum gosto pela escrita, e timidamente vou escrevendo pequenos textos, em grande parte a ele o devo, pelas histórias de que falava, pela sabedoria que transmitia e pela admiração que sentia pelo seu saber.
Visto à luz do seu tempo, António de Castro Pina era um Cidadão acima da média, e um Montargilense que em termos de dedicação à sua terra, estava ao nível de um Lino Mendes, um Padre Pereira, ou um Prof. Luís.
António de Castro Pina, deixou um espolio de milhares recortes de jornais, que são importantíssimos para quem quiser escrever seriamente a história do Século XX Montargilense.
Ir para o topo Ir para baixo
 
GENTE DA MINHA TERRA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» RIMAS...
» noticias da nossa terra
» Reciclagem marca Dia da Terra

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
G.P.S.C. de Montargil :: História e Património :: História de Montargil-
Ir para: