G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
G.P.S.C. de Montargil

informação
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Tópicos semelhantes
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Telegramas de Cultura Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Telegramas de Cultura Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Telegramas de Cultura Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Telegramas de Cultura Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Telegramas de Cultura Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Telegramas de Cultura Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Telegramas de Cultura Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Telegramas de Cultura Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Telegramas de Cultura Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
CalendárioCalendário

 

 Telegramas de Cultura

Ir para baixo 
AutorMensagem
linomendes




Número de Mensagens : 328
Data de inscrição : 16/06/2010

Telegramas de Cultura Empty
MensagemAssunto: Telegramas de Cultura   Telegramas de Cultura Icon_minitimeSáb Out 08, 2011 2:28 pm

Parabéns
ao TRULÉPhotobucket

Trata-se de um projecto de “Investigação de Formas Animadas” e que pelo mundo fora honra e dignifica a Cultura Portuguesa. Como agora, em que num conjunto de 30 grupos de 28 paises que participaram no “Festival Ist World Puppet Carnival Almaty “ foi nomeado para o prémio do melhor espectáculo e ganhou o de melhor criação artística(Prémios Maçã de Ouro).
MANUEL DIAS, a cara deste projecto,e que neste momento está em Brasília participando na 1ª edição do Festival Internacional daquela cidade,é um velho amigo.E o TRULÉ já esteve mais do que uma vez em Montargil,actuando numa delas com o nosso “ZÉ FORMIGA”(por enquanto
parado).
Ir para o topo Ir para baixo
linomendes




Número de Mensagens : 328
Data de inscrição : 16/06/2010

Telegramas de Cultura Empty
MensagemAssunto: HOMENAGEM a JOSÉ LUIS PEIXOTO   Telegramas de Cultura Icon_minitimeSáb Out 08, 2011 6:41 pm

Homenagem
a
JOSÉ LUIS PEIXOTO


Photobucket


Falar de JOSÉ LUIS PEIXOTO é falar de um dos grandes escritores portugueses, nascido no nosso concelho, concretamente em GALVEIAS. Para mim ,no entanto, é também relembrar o miúdo que vinha a Montargil disputar provas de atletismo, e calculem que até lia o que eu escrevia no jornal do concelho ---relembra-o numa amável dedicatória que escreveu num dos seus livros que me ofereceu.
Photobucket
Mas dissertar sobre a Obra do José Luis não cabe num “Telegrama”, que hoje tem o objectivo principal o registar a homenagem que a Junta da sua terra lhe prestou ao dar o seu nome a uma das suas ruas.
Os parabéns que daqui envio são também do Grupo de Promoção Sócio-Cultural de Montargil, e se aí não estivemos no dia da Homenagem, f oi porque motivos inultrapassáveis o impuseram.
Entretanto, tomei a liberdade de para aqui transcrever um interessante poema assinado por Vitória a quem também felicito.

De vitoria a 14 de Agosto de 2011 às 14:30

olhos fechados. durmo.
olhos abertos. acordo.
lisboa.
ponte de sor. ponte. ribeira.
estrada nova. malta. casa de cantoneiros.
alto da boa vista.
fonte nova.
vale de junco.
ribeira das vinhas. escola. torre do relógio.
senhor das almas.
senhora da boa viagem.
galveias.
azinhaga do espanhol. cortiçada.
machuqueira .casa. minha casa. estou em casa.
são joão. moagem. assumada. campo da bola. fonte da asseiceira. fonte do cortiço. moinhos de vento. monte da torre. cantarinho.
alto de são João. fonte das bicas. chafariz. tanques. hortas do tanque. ladeira. terreiro.
alto da praça. adro. escadinhas do adro. deveza.
são saturnino.
galveias.
casa. estou em casa. olhos abertos. olhos
fechados.
Ir para o topo Ir para baixo
linomendes




Número de Mensagens : 328
Data de inscrição : 16/06/2010

Telegramas de Cultura Empty
MensagemAssunto: Morreu Francisco Moura   Telegramas de Cultura Icon_minitimeSáb Out 08, 2011 9:11 pm

Morreu
Francisco Moura



Infelizmente, nem sempre os “telegramas”nos trazem boas notícias, caso deste agora que tem a ver com a morte de FRANCISCO MOURA. Mas, estarão agora perguntando, quem era FRANCISCO MOURA, e que temos nós a ver com ele?

Há bastantes anos que não o via, encontreio-o há pouco anos em Arronches—onde estava com as Concertinas,e ele como não poderia deixar de ser, “ao serviço dos outros”,representando ali uma Associação de Solidariedade Social.
Foi ele que me reconheceu!

O meu conhecimento e mesmo amizade com Francisco Moura remonta a algumas décadas. Ele era empresário artístico, e pela sua mão vieram até nós alguns artistas de primeiro plano.
No cançonetismo de então, começava a salientar-se uma jovem de nome Vitória Maria, ( e sua filha)que aqui esteve também uma ou duas vezes. Depois deixou-se de ouvir falar nela, e segundo o pai me contou, radicou-se um tanto em Badajoz, aí casou e abandonou a carreira.
Não mais voltei a falar com o Francisco, não chegámos por isso a falar em assuntos que ficaram nesse dia em agenda. Até que agora me chegou a notícia da sua morte.
Porque de certo modo define o Homem que Francisco Moura foi, com a devida vénia transcrevemos do Jornal Fonte Nova o poema com que Dora Morgado o homenageou post
umamente.
Photobucket
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Telegramas de Cultura Empty
MensagemAssunto: Re: Telegramas de Cultura   Telegramas de Cultura Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Telegramas de Cultura
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Nota do Dia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
G.P.S.C. de Montargil :: História e Património :: Sala da Cultura-
Ir para: