G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
G.P.S.C. de Montargil

informação
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Tópicos semelhantes
    Últimos assuntos
    » MUSEU ONLINE
    EM NOME DA HISTÓRIA  1º de Dezembro Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

    » MUSEU ONLINE
    EM NOME DA HISTÓRIA  1º de Dezembro Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

    » MUSEU ONLINE
    EM NOME DA HISTÓRIA  1º de Dezembro Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

    » MUSEU OINLINE
    EM NOME DA HISTÓRIA  1º de Dezembro Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

    » MUSEOLOGIA
    EM NOME DA HISTÓRIA  1º de Dezembro Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

    » JORNAL DOSSABORES
    EM NOME DA HISTÓRIA  1º de Dezembro Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

    » LITERATURA
    EM NOME DA HISTÓRIA  1º de Dezembro Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

    » O LIVRO
    EM NOME DA HISTÓRIA  1º de Dezembro Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

    » O LIVRO
    EM NOME DA HISTÓRIA  1º de Dezembro Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

    Procurar
     
     

    Resultados por:
     
    Rechercher Pesquisa avançada
    Rádio TugaNet
    Geo Visitors Map
    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 
    CalendárioCalendário

     

     EM NOME DA HISTÓRIA 1º de Dezembro

    Ir para baixo 
    AutorMensagem
    lino mendes
    Admin



    Número de Mensagens : 869
    Data de inscrição : 27/06/2008

    EM NOME DA HISTÓRIA  1º de Dezembro Empty
    MensagemAssunto: EM NOME DA HISTÓRIA 1º de Dezembro   EM NOME DA HISTÓRIA  1º de Dezembro Icon_minitimeTer Nov 15, 2011 12:24 am

    1 de Dezembro
    Restauração de 1640

    Sempre entendi que um Povo que ignora a sua História não existe como tal. Por isso bom seria que dia 1º de Dezembro e ao soar dos acordes do Hino da Restauração (onde isso for caso) todos soubessem que se iniciavam as comemorações dos 371 anos da Independência de Portugal, após 60 anos de domínio espanhol. Mas a data passa quase despercebida, numa atitude que até pode ser politicamente correcta, mas a História não deve ser omitida, nos bons como nos maus momentos, e no caso até se trata de um acontecimento marcante, como o é sempre a reconquista da Independência.
    Tudo começou quando um rei visionário e imaturo , escudado nos poderes que a monarquia lhe conferia, meteu ombros a uma missão impossível, vindo a sepultar o reino nos campos de Alcácer Kibir .Ali desapareceu ele, deixando como sucessor um tio, o Cardeal D.Henrique, que viria a morrer dois anos depois, e os muitos nobres que não sucumbiram foram feitos prisioneiros ,tendo o seu resgate provocado endividamento do país. Luís Vaz de Camões antevê o que vai acontecer, quando numa carta dirigida a D. Francisco de Almeida, escreve que” enfim, acabarei a vida e verão todos que fui tão afeiçoado à minha Pátria que não só me contentei em morrer nela, mas com ela”.

    Com a morte de D.Henrique, vários sucessores ao trono se perfilam, entre os quais Filipe II de Espanha, que em 1580 e nas Cortes de Tomar, dá início à III Dinastia ( a Filipina)que vai durar seis décadas. Aclamado como Filipe I de Portugal jura respeitar as leis e os costumes vigentes no País, entre os quais a manutenção da Língua Portuguesa como única Língua oficial. Mas se no reinado de Filipe II a nomeação de alguns castelhanos para o Governo de Portugal provoca já descontentamento, com Filipe III a situação agrava-se já que este desrespeita o juramento de Tomar e transformou aquilo que era uma “união dinástica” numa “unificação institucional das duas coroas”
    Alguns nobres, dada a distância vêem-se afastados da Corte instalada em Madrid, alguma burguesia vê-se afastada dos negócios ultramarinos da Espanha, ao mesmo tempo que holandeses e ingleses atacam as colónias portuguesas sem que Madrid faça alguma coisa em sua defesa e até o povo junta o seu descontentamento e já em 1637 se manifestara contra a fome e a subida do preço do trigo.
    A altura era propícia já que a Espanha se encontrava ocupada com outras frentes. E o “golpe palaciano” de 1 de Dezembro aconteceu como reflexo das reuniões iniciadas em Outubro e que culminaram em 29 de Novembro.

    Ao soar das nove badaladas, todos os conjurados se dirigiram ao Palácio da Ribeira para matar o traidor Miguel de Vasconcelos e tomar o poder em nome de D .João, Duque de Bragança que viria a ser o IV, iniciando a IV e última Dinastia. Mas a Guerra dita da Restauração duraria 28 anos, e é em 1968 que através da assinatura de um tratado de Paz, que a Espanha reconhece a independência de Portugal.

    Será importante, pois, em ensinar aos que o desconhecem, pelo menos os factos essenciais da nossa História, os bons para glorificar ,os maus para reflectir. VIVER a História é um imperativo que o respeito pela Memória nos impõe, e neste caso, por exemplo, em nada belisca uma vizinhança harmoniosa que se deseja. Naturalmente que não se vai convidar o Embaixador de Espanha para as cerimónias oficiais.
    Refira-se entretanto que a Revolta do Manuelinho foi o antecedente mais importante da Guerra da Restauração da Independência.,e que entre as localidades que se sublevaram esteve Montargil.
    Ir para o topo Ir para baixo
     
    EM NOME DA HISTÓRIA 1º de Dezembro
    Ir para o topo 
    Página 1 de 1
     Tópicos semelhantes
    -
    » EM NOME DA HISTORIA

    Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
    G.P.S.C. de Montargil :: História e Património :: História de Montargil-
    Ir para: