G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
G.P.S.C. de Montargil

informação
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Tópicos semelhantes
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
JOGOS Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
JOGOS Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
JOGOS Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
JOGOS Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
JOGOS Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
JOGOS Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
JOGOS Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
JOGOS Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
JOGOS Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
CalendárioCalendário

 

 JOGOS

Ir para baixo 
AutorMensagem
Antonio Mendes




Número de Mensagens : 823
Data de inscrição : 24/07/2008

JOGOS Empty
MensagemAssunto: JOGOS   JOGOS Icon_minitimeQua Fev 25, 2009 2:12 pm

JOGO DO BELHO

MATERIAL:
2 moedas(de vintém),1 a cada concorrente
1 belho
1 caixote


PARTICIPANTES
Dois, quatro ou seis homens.

DISPOSIÇÃO
Mete-se o “belho” no caixote, e os participantes colocam-se a 3 ou 4 metros de distância.
DESENVOLVIMENTO
Atiram-se as moedas para o belho ,com a finalidade de o derrubar.
Se o derrubar, conta 6 pontos ,se não o derrubar conta 3.e a pontuação vai até aos 24.

Os jogadores que atingirem os 24 pontos vão saindo, perdendo o último que ficar—que depois pagará uma rodada aos restantes.

Pode também jogar-se com equipas de 2. Era jogado durante todo o ano nas tabernas.

Lino Mendes


Última edição por Antonio Mendes em Qua Fev 25, 2009 2:33 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Mendes




Número de Mensagens : 823
Data de inscrição : 24/07/2008

JOGOS Empty
MensagemAssunto: JOGO DO PEIXE VOADOR   JOGOS Icon_minitimeQua Fev 25, 2009 2:14 pm

JOGO DO PEIXE VOADOR


PARTICIPANTES
6 a 10 jogadores
Rapazes dos 7 aos 11 anos


DISPOSIÇÃO INICIAL
Os jogadores escolhem um campo livre para poder jogar

DESENVOLVIMENTO
Formam duas equipas de 3 ou mais jogadores

O jogo começa vendo qual é a equipa que fica a “amouchar” (que é ficar num determinado sítio na posição de saltar ao eixo) e qual é a equipa que fica a saltar.

A equipa que fica a “amouchar” mete um dos seus elementos no sítio escolhido na p posição de saltar o eixo . Entretanto, os elementos da outra equipa escolhem o mais leve para saltar por cima do outro que “amoucha”.

Juntam -se 3, ficando 1 no meio e 1 em cada ponta. Então, o que vai saltar agarra-se aos ombros dos outros dói e começam a correr em direcção ao elemento da equipa contrária, tendo que lhe saltar por cima sem lhe tocar.

Trocam-se as posições, os que saltavam ficam a “amouchar” e vice-versa.

Se não tocar vai outro elemento da equipa que “amoucha” para junto do primeiro e coloca-se na mesma posição . O jogo vai decorrendo até haver 5 elementos na posição de saltar o eixo.

Ganha a equipa que nunca tiver “amouchado” ou então que o tenha feito menos vezes.

Era um jogo que se costumava realizar durante o ano lectivo das escolas primárias , aos intervalos.

Lino Mendes
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Mendes




Número de Mensagens : 823
Data de inscrição : 24/07/2008

JOGOS Empty
MensagemAssunto: Jogo do Pião   JOGOS Icon_minitimeQua Fev 25, 2009 2:17 pm

JOGO DO PIÃO

Material
Um ou mais piões e uma guita

Participantes
Rapazes dos 8 aos 12 anos


Desenvolvimento:
Há um jogador que inicia o jogo. Os outros iniciam-no logo de seguida com o objectivo de darem “nicadas nos pões dos colegas que se encontram no círculo a dançar. Se não ficar nenhum peão no círculo jogará a seguir o que jogou o peão em último. Se ficar algum pião pode ser substituído por outro do mesmo jogador.


Os piões só saem do círculo quando os outros às “nicadas” os põem para fora.

O jogo do pião realizava-se normalmente durante a primavera e o Outono e demorava em função do número de jogadores e do número de peões que cada um tinha.


Lino Mendes
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Mendes




Número de Mensagens : 823
Data de inscrição : 24/07/2008

JOGOS Empty
MensagemAssunto: DIVERSOS JOGOS   JOGOS Icon_minitimeQua Fev 25, 2009 2:18 pm

JOGOS TRADICIONAIS


TIÇO DE LUME
Um, que corre com o tiço tenta apanhar um outro. O que é apanhado fica com o tiço.


DA BARRA
Vence o que atirar a barra de ferro mais longe

CABRA-CEGA
Tapam-se os olhos a um dos participantes, e este tenta encontrar alguém e reconhecê-lo através do tacto.

BURRO DO MEIO
O grupo de participantes, que tem que ser em número ímpar, canta uma canção própria ,e quando esta canção acaba, cada dois têm que se abraçar ,e o que sobrar fica no meio.
Canção do “burro do meio”
O burro do meio
Que está preso à estaca
Á espera que venha
A palha barata

A palha barata
O verde limão
Quem não se agarrar
Fica paspalhão

JOGO DO NABO
Sentados de pernas abertas encostados uns aos outros. Depois vem o hortelão e compra um nabo e tenta tirá-lo , mas os outros puxam sem deixar que o nabo seja tirado.



Lino Mendes
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





JOGOS Empty
MensagemAssunto: Re: JOGOS   JOGOS Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
JOGOS
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Jogos Culturais
» Parceria
» GENTE QUE ESCREVA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
G.P.S.C. de Montargil :: História e Património :: História de Montargil-
Ir para: