ARQUIVO GP
Os quatro Encontros Montargil em Debate que sob o lema “Identidade e Desenvolvimento”constituiram um “Espaço de Reflexão e Debate”,foram sem dúvida dos mais marcantes acontecimentos levados a efeito pelo Grupo de Promoção.
O 1º realizou-se em Abril de 1988.Pouco concorrido mas muito participado, registando-se as “comunicações seguintes: MONTARGIL E MONTARGILENSES NA LITERATURA(Prates Miguel),ARQUEOLOGIA EM PERSPECTIVA—Notas para a Defesa do Património(Maria das Dores Girão da Cruz),CRIAÇÃO DE PEIXE EM JAULAS FLUTUANTES NAS ALBUFEIRAS(José Lemos Duarte),PROJECTO DESPORTO(António Manuel Mendes),MONTARGIL—DO PALEOLÍTICO AOS NOSSOS DIAS(José Rafael) e PROJECTO CULTURAL(Lino Mendes).
Nas “recomendações” enviadas às respectivas entidades e grupos parlamentares temos
1)-A relevância da presença de uma Animador Cultural a tempo inteiro e a formação de “quadros específicos”;
2) -Reorganização da BANDA DE MÚSICA DE MONTARGIL;
3) -Constituição de uma Comissão Pró-Museu de Montargil (Arqueologia e Etnografia), a enquadrar-se num Eco-Museu;
4)-Realização de acções no sentido da preservação do rico património arqueológico de Montargil; classificação do mesmo como de “interesse cultural concelhio”;Desenhar as “Antas” como meio de preservar as informações;
5)-Solicitar o funcionamento de um “Posto de Turismo”; Reconstituir o “Moinho da Guarita”;
6)-Criar condições na Barragem para a criação de peixe em “jaulas flutuantes”:
7)-A importância do associativismo nos domínios da pecuária;
-Embora o Turismo seja o principal pólo para o desenvolvimento, considera-se no entanto que como geradora de novos postos de trabalho e consequente fixação de pessoas à terra, é urgente a instalação de unidades fabris transformadoras de produtos locais. Havendo a considerar ser Montargil a primeira zona de pomares de pêssegos e uma das primeiras em cortiça;
9)-Sensibilizar os pais, no campo do Ensino, para inscrever os filhos na Pré-Primária,assim como um melhor acompanhamento na vida escolar dos mesmos. No campo da Educação de Adultos, sensibilizar não só os que ainda não sabem ler, como também os que tendo feito a escolaridade obrigatório terem entrado numa fase de regressão;
10)-Ainda no campo do Ensino, considerou-se haver condições para uma “Escola do Ensino Básico”( até ao 9º ano)e sugere-se que a mesma seja com base no nº 4 do Artº 8º da Lei de Bases, com reforço artístico ou desportivo. Sugerindo-se ainda que seja dada preferência à Música, dadas as tradições musicais locais;
11)-Que se incentivem os jovens e não só, a escreverem temas que a Montargil digam respeito, registando-se assim para a posteridade, pedaços de História da nossa Terra;
12)-Que se tente a geminação com a cidade francesa de Montargis, dada as relação histórica, que tudo o indica, haverá com a mesma;
13) -Sensibilizar os diferentes núcleos populacionais da freguesia, para que em futuros Encontros estejam presentes e apresentem “comunicações”;
14)-Sensibilizar a juventude para apresentar a debate temas que lhe digam respeito.
As Autarquias foram convidadas para participar em todas as sessões.
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