G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil
G.P.S.C. de Montargil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
G.P.S.C. de Montargil

informação
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Tópicos semelhantes
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
MONTARGIL EM DEBATE Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
MONTARGIL EM DEBATE Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
MONTARGIL EM DEBATE Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
MONTARGIL EM DEBATE Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
MONTARGIL EM DEBATE Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
MONTARGIL EM DEBATE Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
MONTARGIL EM DEBATE Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
MONTARGIL EM DEBATE Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
MONTARGIL EM DEBATE Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
CalendárioCalendário

 

 MONTARGIL EM DEBATE

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
lino mendes
Admin



Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MONTARGIL EM DEBATE Empty
MensagemAssunto: MONTARGIL EM DEBATE   MONTARGIL EM DEBATE Icon_minitimeTer Fev 17, 2009 8:54 pm

]MONTAGIM EM DEBATE

É uma pena que não se aproveite este "espaço" para "Debater Montargil". Mas com respeito, com elevação,com espírito de unidade.
Não nos interessa neste momento de quem é a culpa das carências que se verificam na nossa terra.Até porque vamos entrar num tempo eleitoral,e este FORUM tem que pgnar pela isenção--e de outro modo não pode ser.Até porque chegou a altura de não pensarmos apenas no que a terra nos pode dar, mas também o que podemos nós dar à terra.Porque cada terra é precisaments aquilo que os seus naturais e residentes por ela fizeram.

Deixo aqui a questão, aguardando que novos e velhos se interessem pela mesma.

Quais são as principais carências de Montargil?
Como poderão as mesmas ser resolvidas,o que podemos,nós, fazer para o efeito?

Fico a aguardar a adesão dos que sentem e vivem Montargil, relançando assim o "MONTARGIL EM DEBATE"

Lino Mendes
Ir para o topo Ir para baixo
lino mendes
Admin



Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MONTARGIL EM DEBATE Empty
MensagemAssunto: MONTARGIL EM DEBATE   MONTARGIL EM DEBATE Icon_minitimeDom Mar 01, 2009 7:40 pm

Montargil
em Debate

Não posso dizer que foi com muita surpresa, mas foi com um certo desencanto que constatei que ao desafio lançado em montargil.forumeiro.com( em Diga de sua Justiça ) ninguém até hoje entrou no “debate”.Temos de facto a terra que merecemos.

Para alguns conterrâneos a culpa das carências é sempre das autarquias e terão alguma, mas cabe-nos uma grande parte a todos quantos nos acomodamos ou vamos na onda partidária. Mas no essencial, não interessa agora de quem a culpa, mas do que necessitamos e como consegui-lo.

Não sei se de algo me esqueço, mas as décadas de democracia e no campo das grandes obras deu-nos a ESCOLA e vai dar agora o CENTRO DE SAÚDE e o Quartel dos Bombeiros. Por sua vez, um “ campo de futebol relvado e com bancadas”não pode ser ignorado, assim como a/s piscina/s embora fora da vila. Impensável no entanto, que numa terra com inúmeras realizações de qualidade, não se pense num MULTIUSOS. Mas anos e anos em que algumas coisas podiam ir sendo construídas mas não o foram, tornam agora impossível que para tudo haja dinheiro. Logo…

O fundamental para que uma terra desenvolva, é a fixação de pessoas à terra, a criação de postos de trabalho. Aguardemos que o empreendimento Carlos Saraiva entre em funcionamento, para ver a veracidade dos números anunciados. ENSINO— certamente o sector com menos carências, dado até o bom trabalho que a EBI vem desenvolvendo. Não sei se quando obrigatório, aqui será leccionado até ao 12º ano. A nível do Ensino Superior estamos no centro de um eixo em que a menos de cem quilómetros ficam Portalegre, Évora, Santarém, e mesmo Lisboa fica a pouco mais. SAÚDE— só a existência de 3 médicos residentes permitirá um serviço eficiente e em conformidade com a realidade local;o Ministério tem que considerar a colocação de médicos à periferia, e dar naturalmente condições para o efeito.

TURISMO---não é nem pode ser só a Barragem, que a Vila e as aldeias não podem ser esquecidas. E já sugerimos que, para construção futura, seja marcado um espaço no loteamento do Laranjal destinado ao MUSEU(Oficina de História e Património) até porque pela sua especificidade somos o principal centro concelhio, quer no campo da Arqueologia, quer da Etnografia; as pequenas casas em degradação na vila deveriam ser aproveitadas para pólos museológicos, aqui uma cozinha e um quarto como antigamente, noutros sítios com outro aproveitamento. No Largo de S. Sebastião existe uma casa destas e logo ao pé uma antiga loja de ferreiro.

Entretanto, fiquei muito satisfeito com uma comunicação da Junta de Freguesia à população, em que informava, se bem percebi, que o Município iria assumir as obras de conservação da Capela de Santo António e do respectivo meio envolvente. Extraordinário se assim for!

Entretanto, e tendo embora alguns sítios para animação no verão— Escadinhas de São Sebastião, Praça da Independência/Pelourinho, Largo da Igreja, Jardim e Santo António— Montargil não possui um auditório que alguns espectáculos exigem. E talvez se consigam algumas adaptações (claro que basta uma)

Entretanto ,uma das maiores lacunas existentes, é provocada pela demora da construção do Parque Infantil previsto para o Laranjal. Concordo que ficaria melhor situado junto à Casa do Povo, mas não nos podemos esquecer também da importância de um Centro de Saúde bem situado.

Venham agora outras ideias, outros testemunhos. Tentemos colaborar com as autarquias que de modo algum podem ser ignoradas, subsistuidas.
Ir para o topo Ir para baixo
pedrolopes

pedrolopes


Número de Mensagens : 353
Idade : 46
Localização : https://www.youtube.com/user/pedrolopes777
Data de inscrição : 20/09/2008

MONTARGIL EM DEBATE Empty
MensagemAssunto: Re: MONTARGIL EM DEBATE   MONTARGIL EM DEBATE Icon_minitimeTer Mar 03, 2009 9:19 pm

Respondendo ao seu desafio, terei mesmo de ser "mauzinho", pois esta é a principal falta de Montargil como terra. A falta de capacidade reinvidicativa, de debater ideias, de apresentar soluções aos problemas. Tem de se acabar com a guerrilha política, que mais ou menos velada existe em Montargil.
Todos somos poucos para ajudar.
É preciso saber pedir, intrevir, fazer ouvir-se a voz colectiva. As pessoas vivem aliadas da política na sua grande maioria, porque pensam por engano que fazer politica é ser filiado num partido. Na minha opinião isso é demasiado redutor.
Quem nada pede, não se pode queixar daquilo que lhe é dado.
Vejamos o caso dos nossos representantes na Assembleia de Freguesia e canidatos a estes orgão deliberativo. Alguém lhes conhece publicamente uma unica ideia em prol da freguesia? Terei a ser injusto com alguns certamente, mas não com a sua grande maioria. No entanto este ano veremos as mesmas caras imprimidas nos panfletos, mesmo com um "handicap" negativo de ideias. Parece-me um pouco de "jobs for the boys".

No entanto é tão facil realizar obra em Montargil, repito é muito facil para os que pensam que é dificil. E porquê? Porque em Montargil falta fazer tudo.

O caso mais gritante é o da baragem. Por mais incrivel que pareça os montargilenses vivem de costas voltadas para o seu maior ex libris. Quem está em Montargil a usufruir da barragem de Montargil? Apenas os pescadores. Não seria caso de existir um clube nautico da autarquia local? Onde se pudesse fazer desportos nauticos gratuitamente. Seria um onus tão grande para junta local? Penso que não, esta ideia até poderia ser rentabilizada. Mas claro vai ser algo explorado pelas unidades hoteleiras existentes e futuras, mas ai não haverá formação, nem usufruto gratuito para os nossos jovens...

Estranho que não exista nada, absolutamente nada com de estrutura de apoio, a quem visita a barragem de Montargil. Nem que seja uma casa de banho, algo tão simples e nada dispendioso. Mas poderia-se fazer muito mais, com mais condições poderia-se ober um aumento exponencial de visitantes, e com mais visitantes vem mais emprego...

Onde está o nosso jardim? O que é existe é eufemismo dele próprio.

Pode-se dizer o mesmo do parque infantil.

Um miradouro com vista para a barragem na zona da guarita...

Classificação e sinalização dos monumentos e pontos de interesse.

A casa do povo está impropria para receber espectáculos com a dignidade que Montargil merece. Que tal ser essa a nossa sala de visitas... Embora ache que faz falta um anfiteatro ao ar livre também...

Que tal um percurso pedestre na serra? Com uma vista deslumbrante. O custo seria irrisório.

Que espaço está reservado às diversas artes? Não se consegue uma mini biblioteca? Uma pequena galeria? Um espaço internet? E porque não na casa do povo ou um acordo com um café local? Quem sabe abrir apenas aos fins de semana. Na minha opinião a junta deve resolver o problema com uma nova sede onde se possa inatalar e manter estes espaços, bem como o museu alusivo à terra.

Porque não se promove um festival gastronómico com pescado local?

São necessárias iniciativas ao fixamento local de população.

É preciso promover a marca Montargil, para que se volte a relizar grandes eventos como antigamente na barragem...

Um roteiro turístico bem defenido com todos pontos de interesse, conhecidos e por conhecer. Temos de nos dar a conhecer...

Um pequeno circuito de manutenção circular à vila em forma de ciclovia... Onde se possa fazer exercício ou mesmo só andar...

Falta publicar um livro com a história de Montargil...

Arquiologia em Montargil? Porque não democratizar? Toda gente sabe que existe mas quem visitou? Porque não se fazer visitas guiadas alguns dias por ano?

As piscinas são bem vindas , embora ao serviço capitalista da orbitur.

Parece-me que os Bombeiros foi a ultima grande vitória da população... mérito agora para a politica local...

As ideias aqui referidas não estão patenteadas, podem ser copiadas por quem de direito, não têm identificação politica alguma. Destinam-se a ser um contributo válido para a melhoria de Montargil.
Ir para o topo Ir para baixo
http://pedro-lopes-livros.blogspot.com
lino mendes
Admin



Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MONTARGIL EM DEBATE Empty
MensagemAssunto: MONTARGIL EM DEBATE   MONTARGIL EM DEBATE Icon_minitimeQua Mar 04, 2009 8:50 pm

Excelente este contributo de Pedro Lopes e a partir do qual o DEBATE está lançado.Eu também entendo que temos a terra que merecemos.
Gosava de falar com o Pedro sobre alguns dos assuntos que ele foca, mas gostava de o fazer pessoalmente...por ora.
Para já,deixo o convite para relançarmos o "Gabinete de Estudos e Desenvolvimento" que está inactivo,pois depois de quatro edições do MONTARGIL EM DEBATE, cada uma com diversos colóquios e debates,vi-me forçado a parar perante enorm e incompreensão e porque alguns dos participantes só ali estavam para derfender os seus interesses particulares
Brevemente deixo oaqui a História dessas realizações.
Quanto â História de Montargil,posso dizer-lhe que tenho o material necessário estando agora a fazer uma revisão,e constitui o trabalho de 30 anos de perrqusas. Refere-se apenas ao século XX,aquele em que foi possível pesquisar a cultura da tradição.

Para já, aproveitemos aquo o espaço" MONTARGIL EM DEBATE onlaine"

Um abraço

Lino Mendes
Ir para o topo Ir para baixo
lino mendes
Admin



Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MONTARGIL EM DEBATE Empty
MensagemAssunto: MONTARGIL EM DEBATE   MONTARGIL EM DEBATE Icon_minitimeQua Mar 04, 2009 8:53 pm

Excelente este contributo de Pedro Lopes e a partir do qual o DEBATE está lançado.Eu também entendo que temos a terra que merecemos.
Gosava de falar com o Pedro sobre alguns dos assuntos que ele foca, mas gostava de o fazer pessoalmente...por ora.
Para já,deixo o convite para relançarmos o "Gabinete de Estudos e Desenvolvimento" que está inactivo,pois depois de quatro edições do MONTARGIL EM DEBATE, cada uma com diversos colóquios e debates,vi-me forçado a parar perante enorm e incompreensão e porque alguns dos participantes só ali estavam para derfender os seus interesses particulares
Brevemente deixo oaqui a História dessas realizações.
Quanto â História de Montargil,posso dizer-lhe que tenho o material necessário estando agora a fazer uma revisão,e constitui o trabalho de 30 anos de perrqusas. Refere-se apenas ao século XX,aquele em que foi possível pesquisar a cultura da tradição.

Para já, aproveitemos aquo o espaço" MONTARGIL EM DEBATE onlaine"

Um abraço

Lino Mendes
Ir para o topo Ir para baixo
lino mendes
Admin



Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MONTARGIL EM DEBATE Empty
MensagemAssunto: DEBATER MONTARGIL   MONTARGIL EM DEBATE Icon_minitimeSeg Mar 09, 2009 8:16 pm

Cntunuando a aguardar novos testemunhos, quero dizer que neste debate não há assuntos proibidos,desde que tratados decentemente, sem insinuações,com verdade.Naturalmente com sentido de responsabilidade.

LINO MENDES
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





MONTARGIL EM DEBATE Empty
MensagemAssunto: Re: MONTARGIL EM DEBATE   MONTARGIL EM DEBATE Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
MONTARGIL EM DEBATE
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» MONTARGIL EM DEBATE 1
» Homenagem a Montargil "Montargil - Safira do Alentejo"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
G.P.S.C. de Montargil :: Comunicação DIVULGAÇÂO :: Diga de sua justiça-
Ir para: